Considerados como precursores da escola de análise econômica antes de Adam Smith (1723-1790) e sua obra "A riqueza das Nações", os fisiocratas como ficaram conhecidos foram um grupo de seguidores intelectuais de François Quesnay (1694-1774) e interessaram-se na proposição de reformas na França que passava por uma série de desordens sociais. Sobre este grupo é correto afirmar que: ________________________________________ Alternativas: • a) Os fisiocratas pregavam que a principal fonte de riqueza de uma Nação é a produtividade de seus cidadãos. Os fisiocratas argumentavam que a ação governamental era essencial para a estabilização política e defendiam a Monarquia contra as demais formas de governo. • b) Os fisiocratas acreditavam que a única maneira de fazer progredir uma nação era através da melhoria do aporte físico de seus cidadãos visando o aumento da produtividade da terra. Foram os pais das teorias de produtividade individual. • c) Os fisiocratas são considerados proto-socialistas assim como Saint Simon (1750-1825) e pregavam a divisão de grandes propriedades contíguas e a extinção de privilégios dos nobres franceses. O principal objeto de análise e fonte de riqueza das Nações é a terra. • d) Segundo os fisiocratas a terra é a principal fonte de riqueza de uma nação. Os fisiocratas propuseram a abolição de todos os impostos sobre a indústria e o comércio, sendo a principal proposta a do imposto único e rejeição de ações governamentais. As mudanças dos fisiocratas levariam ao empobrecimento da classe proprietária de terras e à ascensão da classe capitalista. • e) A fisiocracia fez uma ponte entre o conhecimento da chamada escolástica, ligada aos intelectuais da igreja Católica e os estudos de economia aplicada com valores cristãos. Propuseram, na França, a abolição dos juros e o fim de privilégios da nobreza e de donos de terra.
Respostas
Olá,
1. alternativa correta: d) Segundo os fisiocratas a terra é a principal fonte de riqueza de uma nação. Os fisiocratas propuseram a abolição de todos os impostos sobre a indústria e o comércio, sendo a principal proposta a do imposto único e rejeição de ações governamentais. As mudanças dos fisiocratas levariam ao empobrecimento da classe proprietária de terras e à ascensão da classe capitalista.
A fisiocracia evidenciava a ordem natural no estruturação da sociedade, Considerava que a sociedade era composta por: uma classe produtiva, capitalistas e trabalhadores dedicados a produção agrícola; uma classe estéril, capitalistas e trabalhadores dedicados a indústria; e a classe ociosa, proprietários de terras. Defendiam que deveria haver um único imposto, pago pelos proprietários de terra, livrando o restante da sociedade de grandes quantidades de tributos, o livre comércio, o mercado deveria ser regulado pela oferta e procura; pouca ou nenhuma interferência do Estado; a atividade agrícola como fonte de riqueza; e a valorização da capacidade de produção, opondo-se ao acúmulo de riqueza através de comercio mercantilista.