• Matéria: Português
  • Autor: marilena9130
  • Perguntado 7 anos atrás

No trecho por que e que elas nao usam para cumulo da elegância , um laçarote azul no dedo..., qual e a função do pronome que em negrito

Respostas

respondido por: Arthurlol
46
esta questionando o fato das senhoras não usarem os laçarotes azuis nos dedos
respondido por: Pedro69C
15

Resposta:

6 No trecho “por que é que elas não usam, para cúmulo da elegância, um laçarote azul no dedo...”, qual é a função do pronome que em negrito?

Ele questiona a causa.

7 Quando menino, o eu lírico não compreendia o sentido da expressão moléstias de senhoras. Por que essa expressão pode ser considerada um eufemismo?

Provavelmente, referia-se ao termo menstruação, substituindo-o por algo menos explícito, na época considerado mais elegante.

8 De que forma o uso dessa expressão sugere um passado distante?

Atualmente, não há constrangimento no emprego de um termo como esse, que apenas designa uma característica física da mulher.

9 Releia agora este outro trecho: “Era decerto uma coisa privativa das senhoras, como as enxaquecas, pois as criadas, essas não tinham tempo para isso”. O pronome essas poderia ser excluído sem prejudicar a estrutura da oração? Que efeito seu uso produz?

Sim, pois o pronome apenas coloca seu referente (as criadas) em evidência, não interferindo no sentido da oração.

10 Em “me assustavam deliciosamente com histórias de assombração”, qual é o sujeito da ação? Que palavra expressa o alvo desse sujeito? Justifique o uso dessa palavra.

O sujeito é criadas, e o alvo, me, um pronome oblíquo átono usado como complemento para se referir à 1ª pessoa do discurso.

11 Como você interpretou a afirmação “nunca consegui comunicar-me com este nem com o outro mundo”? Que importância tem o pronome demonstrativo na caracterização de um dos dois mundos citados?

Resposta pessoal. Sugestão: O eu lírico sugere que teve dificuldades não apenas na comunicação com o outro mundo, aquele fantástico de que falavam as criadas, mas também com o mundo dele próprio, sugerindo que não se comunicava bem com as pessoas. O pronome este foi usado para enfatizar esse mundo real do eu lírico.

12 De que maneira as memórias apresentadas no poema confirmam a dificuldade de comunicação do eu lírico?

As memórias contadas revelam sua dificuldade em compreender certos atos das senhoras da época, sugerindo dificuldade de inserção no grupo social a que pertencia.

13 No penúltimo parágrafo, a expressão a não ser introduz uma ressalva. Explique-a.

A ressalva indica que, apesar da dificuldade de comunicação do eu lírico, a poesia funcionava como um elo entre ele e o mundo, fosse este o real ou o fictício.

Explicação:

Perguntas similares