A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças
Quando a Organização Mundial da Saúde foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, havia uma preocupação em traçar uma definição positiva de saúde, que incluiria fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de saúde e etc. O "bem-estar social" da definição veio de uma preocupação com a devastação causada pela guerra, assim como de um otimismo em relação à paz mundial — a Guerra Fria ainda não tinha começado. A OMS foi ainda a primeira organização internacional de saúde a considerar-se responsável pela saúde mental, e não apenas pela saúde do corpo. A definição adotada pela OMS
Respostas
Boa tarde.
Como vai?
Você não colocou a sua dúvida e nem o texto completo, entretanto podemos refletir sobre o mesmo.
O texto apresenta a definição de saúde conforme foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde cuja sigla é OMS, que a mesma está atrelada não somente a questões físicas, mas ao bem-estar mental e social.
Além disso, podemos destacar que a posição da OMS mudou conforme a Segunda Guerra Mundial. Antes não havia a reflexão sobre a saúde como bem-estar social, essa denominação só ocorreu após o incidente na guerra.
Dessa forma, a OMS passou a enxergar o bem-estar social como um fator que deve ser considerado na saúde, que envolve aspectos como a alimentação, acesso aos sistemas de saúde, atividades físicas, dentre outros.
Espero ter ajudado!