• Matéria: Física
  • Autor: EduardoF9721
  • Perguntado 7 anos atrás

A imagem mostra o resultado de um experimento de óptica em que duas lâminas de vidro são inseridas em dois recipientes com líquidos diferentes. No recipiente da direita, a lâmina de vidro (nVidro = 1,48) está imersa em água (nágua = 1,33), onde a lâmina continua visível. Já no recipiente da esquerda, a lâmina de vidro está imersa em glicerina (nglicerina = 1,47), onde a lâmina de vidro desaparece, ou seja, não é possível ver a parte da lâmina que está dentro do líquido:
Não é possível distinguir a lâmina de vidro dentro da glicerina, pois

a) ao inserir a lâmina de vidro, o índice de refração do vidro é alterado e torna-se o mesmo da glicerina.
b) ao inserir a lâmina de vidro, o índice de refração da glicerina é alterado e torna-se o mesmo do vidro.
c) o vidro possui índice de refração maior que a glicerina, com isso, a luz aumenta muito sua velocidade ao mudar de meio, sendo impossível distingui-los.
d) o vidro permite que a luz se propague por ele a uma velocidade muito maior do que na glicerina, o que causa dispersão dos raios de luz pela glicerina.
e) o vidro e a glicerina possuem índices de refração muito próximos e, com isso, o desvio da luz ao mudar de meio é mínimo, tornando muito difícil distingui-los.

Respostas

respondido por: mayaravieiraj
167

Oi!

Como o índice de refração da glicerina é 1,47 e o da água é 1,33, quando incide uma luz monocromática, concluímos que o índice de refração da glicerina é maior do que da água.  


Tal fato indica que a glicerina tende a refratar raios luminosos de forma mais intensa para aqueles que penetram de forma inclinada em sua superfície. Com isso, os raios submersos  na glicerina, apresentam tendência de se aproximarem mais do segmento perpendicular do que quando comparados com os raios incidentes na água, quando em ambas existe um ângulo de incidência idêntico.  


A glicerina e o vidro possuem índices de refração muito próximos.Com isso, podemos compreender que  significa que a luz tem velocidade quase idêntica no vidro e na glicerina.


As interações moleculares com a luz incidente, são os principais motivos para que tal fato ocorra, com isso, podemos dizer que a resposta está a alternativa

e) o vidro e a glicerina possuem índices de refração muito próximos e, com isso, o desvio da luz ao mudar de meio é mínimo, tornando muito difícil distingui-los.

respondido por: Ubrpee
17

Resposta:

Alternativa E. O vidro e a glicerina possuem índices de refração muito próximos e, com isso, o desvio da luz ao mudar de meio é mínimo, tornando muito difícil distingui-los.

Explicação:

Perguntas similares