Lugar de criança é presa na escola “Sou a favor do aumento da maioridade escolar. Isso mesmo, lugar de criança é presa na escola (das 8h às 17h) e sendo torturada por aulas de Matemática, Português, Ciência, Música, Teatro, Geografia, Química, Física… Ou tomando banho de sol enquanto fazem Educação Física. Quando elas começarem a criar asas, trancá-las na biblioteca para aprenderem a lapidar sonhos. Nessa cadeia, os professores com super salários, super treinamento, super motivados não deixarão nada, nem ninguém escapar do castigo da sabedoria. Serão tempos difíceis para a ignorância. Depois de cumprirem pena e se tornarem cidadãos, terão liberdade assistida… Pelos pais orgulhosos.” Com base na leitura, analise as afirmativas: I. O poeta opõe a expressão “aumento da maioridade escolar” à redução da maioridade penal e propõe a educação como base para a construção da cidadania. II. O autor considera a escola um lugar de tortura, em que os alunos ficam presos e não aprendem verdadeiramente a viver. III. De acordo com o texto, as crianças não podem almejar a liberdade e o conhecimento aprisiona as mentes. Está correto o que se afirma somente em:
Respostas
respondido por:
7
Olá!
I. Correto.
II. Incorreto.
O poeta faz uma alusão a construção de alguns discursos políticos sobre a tortura contrariando como a violência não faz bem para a população e a escola seria a melhor forma de "tortura", por isso na alternativa I ele compõe a construção da maioridade escolar como uma ferramenta para a inclusão.
III. Incorreto.
O texto ironiza a tortura e a prisão, pois é importante que as crianças cresçam e coloquem em prática tudo aquilo que aprenderam ao longo dos anos "presa" na instituição escolar.
Até mais!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás