Questão 3/3 - Introdução a Atuarial
É sabido que o aumento da expectativa de vida dos brasileiros tem afetado os hábitos de consumo e a forma como as próprias empresas passaram a oferecer certos serviços para parcelas distintas da sociedade.
Sobre as tábuas de comutação, analise as alternativas a seguir e assinale a falsa.
A
São compostas de dados referentes às funções de sobrevivência, de morte e de número descontado de sobreviventes.
B
Uma mesma tábua de mortalidade pode dar origem a diversas tábuas de comutação, desde que se altere a taxa de juros aplicada como referência.
C
Como as tabelas de comutação são diversas, podemos ter inúmeras como referências para a definição de coberturas de um seguro qualquer.
D O risco da empresa de seguros está no fato de subestimar a sobrevivência do segurado.
E
Quando for necessário se calcular seguros que estejam relacionados a rendas dos indivíduos e o evento ocasionador do benefício para o segurado for a sobrevivência, sempre a tabela a ser utilizada será aquela em que tiver evidenciada a menor expectativa de vida.
Respostas
Olá, tudo bem?
Alternativa E) Quando for necessário se calcular seguros que estejam relacionados a rendas dos indivíduos e o evento ocasionador do benefício para o segurado for a sobrevivência, sempre a tabela a ser utilizada será aquela em que tiver evidenciada a menor expectativa de vida.
As tábuas de comutação são utilizadas para cálculos relacionados a seguros de vida e questões previdenciárias.
Baseia-se em dois eventos principais: sobrevivência do indivíduo contratante do seguro e taxa de juros. Uma de suas principais vantagens é facilitar os cálculos de processos atuariais.
Assim, para pessoas cujo benefício está relacionado a sobrevivência (idoso, inválidos, fumantes) deve-se considerar a probabilidade de morte em um ano, que tende a ser menor para mulheres e maior para homens.
Espero ter ajudado =D