Respostas
Já conhecemos a dinâmica da maioria das relações que se formam em nossa vida pessoal. Mas quais são, e como são, as relações interpessoais no ambiente de trabalho? Vale lembrar que no trabalho, não somos nós que escolhemos com quem trabalhar.
Há as relações que se formam entre quaisquer dois profissionais que trabalham em departamentos diferentes, entre os quais há pouco contato. É o caso, talvez, da relação entre um colaborador da manutenção e um colaborador da logística.
Depois, há as relações entre dois colaboradores de departamentos diferentes, entre os quais há bastante contato. É o caso da relação entre um colaborador de vendas e um colaborador de marketing.
Existem, ainda, os vínculos entre dois colaboradores do mesmo departamento e as ligações entre um funcionário e seu gestor. É importante entender que cada uma dessas relações interpessoais possui uma dinâmica diferente e, consequentemente, apresenta também desafios diferentes, uma vez que a relação interpessoal é capaz de gerar consequências para o futuro na relação.
No caso da relação entre um gestor e sua equipe, há o desafio da liderança — demonstrar autoridade sem precisar do poder. Entre funcionários de departamentos diferentes, há o desafio do conflito de interesses — cada um possui suas prioridades no trabalho e pode, inadvertidamente, prejudicar o trabalho do colega. Entre funcionários do mesmo departamento, por sua vez, há o desafio de balancear competitividade e colaboração — ambos querem se destacar, mas precisam trabalhar juntos para alcançar as metas da equipe.