Leia o Texto:
PAULO FREIRE E OS DIREITOS HUMANOS: a prática pedagógica e a efetivação de uma Educação em Direitos Humanos, de Célia Maria Rodrigues da Costa Pereira.
“Não junto a minha voz à dos que, falando em paz, pedem aos oprimidos, aos esfarrapados do mundo, a sua resignação. Minha voz tem outra semântica, tem outra música. Falo da resistência, da indignação, da ‘justa ira’ dos traídos e dos enganados. Do seu direito e do seu dever de rebelar-se contra as transgressões éticas de que são vítimas cada vez mais sofridas.” (FREIRE, 1997, p. 113-14)
Proposta da Atividade:
De acordo com a fala do educador Paulo Freire, afirmando o direito que a vítima tem em se rebelar contra as transgressões éticas, disserte sobre quem são as minorias no ambiente escolar e como o currículo pode cercear os direitos dos mesmos
Respostas
A escola no Brasil, ao longo de sua trajetória tinha um objetivo especifico: preparar a pessoa para o ambiente de trabalho. Essa preparação era permeada de pedagogias que visavam apenas o desenvolvimento das empresas, não estavam preocupados em educar o individuo para vida.
Portanto, no ambiente escolar, mesmo diante de significativas mudanças, ainda existe muito essa perspectiva. O aluno vem sendo as preocupações centrais das escolas. Mas, em muitos locais, o aluno é oprimido com praticas pedagógicas ultrapassadas.
Assim, no ambiente escolar, o aluno ainda pode ser considerado como minoria. Pois, os sistemas estão mais preocupados com os números do que coma educação e preparação para as dificuldades da vida do sujeito.
Neste contexto ,existe o dominador e os dominados, nosso mestre Paulo Freire em sua obra sobre a pedagogia dos oprimidos fala e luta pelo fim da dominação,desde tempos longínquos que temos no ambiente escolar os mais e os menos favorecidos.Portanto com certeza os alunos são as minorias.