Respostas
Anna Mary Robertson Moses (7 de setembro de 1860 - 13 de dezembro de 1961), conhecida por seu apelido, Grandma Moses , era uma artista folclórica americana . Ela começou a pintar a sério aos 78 anos de idade e é frequentemente citada como um exemplo de um indivíduo que começou com sucesso uma carreira nas artes em uma idade avançada. Seus trabalhos foram exibidos e vendidos nos Estados Unidos e no exterior e comercializados em cartões comemorativos e outras mercadorias. As pinturas de Moisés são exibidas nas coleções de muitos museus. Sugaring Off foi vendido por US $ 1,2 milhão em 2006.
Moisés apareceu em capas de revistas, televisão e em um documentário de sua vida. Ela escreveu uma autobiografia ( My Life's History ), ganhou inúmeros prêmios e recebeu dois títulos de doutorado honorário.
O New York Times disse sobre ela: "O realismo simples, atmosfera nostálgica e cor luminosa com a qual vovó Moses retratou a simples vida rural e rural lhe rendeu muitos seguidores. Ela foi capaz de capturar a emoção da primeira neve do inverno, preparativos para o Dia de Ação de Graças e o novo e jovem verde da primavera que se aproximava ... Em pessoa, vovó Moisés encantou aonde quer que ela fosse.Uma mulher minúscula e vivaz, com olhos cinzentos maliciosos e um raciocínio rápido, podia ser de língua afiada com uma bajuladora e austera com um neto errante. " [1]
Ela era uma empregada doméstica por um total de 15 anos, começando aos 12 anos de idade. Um de seus empregadores notou seu apreço pelas impressões feitas por Currier e Ives , e forneceram materiais de arte para criar desenhos. Moisés e seu marido começaram a vida de casados na Virgínia, onde trabalharam em fazendas. Em 1905, eles retornaram ao nordeste dos Estados Unidos e se estabeleceram em Eagle Bridge, Nova York . O casal teve dez filhos, cinco dos quais sobreviveram à infância. Ela demonstrou interesse pela arte ao longo de sua vida, incluindo bordados de fotos com fios, até que a artrite tornou essa busca muito dolorosa.