• Matéria: Pedagogia
  • Autor: maiconmartini
  • Perguntado 7 anos atrás

1.1 Brincar é a principal atividade infantil e enquanto brinca, a criança entra em contato com o meio a sua volta e com outras crianças. Nesses contatos ela interage e realiza diferentes ações necessárias para conhecer, aprender e constituir-se como sujeito pertencente ao grupo social e cultural no qual convive. Portanto, pode-se afirmar que:

I – A brincadeira, que se inicia nos primeiros meses de vida da criança, é uma necessidade não só infantil, mas de todo o ser humano, independente da sua idade.
II – Na infância, as ações lúdicas da criança têm como finalidade a construção da identidade e da autonomia, para compreender-se como ser com identidade própria.
III – Brincando a criança reproduz situações agradáveis ou desagradáveis que já tenha vivenciado, revidando e pondo à mostra seus desejos.
IV – Na brincadeira e mais tarde no jogo a criança constrói a consciência de si, do outro e da relação entre ambos.
V - A criança precisa ter contato com uma grande variedade de brinquedos para que se sinta estimulada e encontre respostas para suas necessidades.

A alternativa correta é:
A ( ) I, II e III
B ( ) I, III e IV
C ( ) I, II e IV
D ( ) I, III e V
E ( ) II, IV e V

Respostas

respondido por: makmorales
1

Olá,

I. Verdadeiro. Segundo Santos (2007) a brincadeira trata-se de uma necessidade para qualquer pessoa, independentemente da sua idade. Entende-se por brincar "entreter-se com", brincar associa-se a divertir-se.

II. Verdadeiro. As ações lúdicas são voltadas para o desenvolvimento da autonomia, da identidade e também da reflexão.

III. Falso. O ato de brincar busca sempre o entretenimento e a diversão da criança, jamais visando a exposição do mesmo a situações desagradáveis.

IV. Verdadeiro. Ao longo do tempo, ao brincar a criança constrói a consciência de si.

V. Falso. Uma grande variedade de brinquedos não significa que a criança será plenamente estimulada ou que se divertirá.

Letra C.

Abraços!

Perguntas similares