. A hanseníase é uma doença crônica granulomatosa, proveniente de infecção causada pelo Mycobacterium leprae. Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, embora poucos adoeçam. O período de incubação da hanseníase é de 2 a 7 anos. Há referências a períodos mais curtos, como, por exemplo, de 7 meses, e também a períodos mais longos, como de 10 anos. O domicílio é apontado como importante espaço de transmissão da doença, embora ainda existam lacunas no conhecimento quanto aos prováveis fatores de risco implicados, especialmente aqueles relacionados ao ambiente social. A melhoria das condições de vida e o avanço do conhecimento científico modificaram significativamente o quadro da doença, que atualmente tem tratamento e cura. No Brasil, cerca de 47 000 casos novos são detectados a cada ano, sendo 8% deles em menores de 15 anos.
Disponível em:
Considerando o texto acima e conteúdo correlato, é CORRETO afirmar q
Respostas
Olá!
Sua pergunta está incompleta faltam as alternativas, porém, eu achei umas que não sei se correspondem, mais servem de exemplo para resolver a questão.
A) Mycobacterium leprae é um agente infeccioso que se caracteriza por alta infectividade e alta patogenicidade, propriedades essas que ocorrem em função de suas características biológicas intrínsecas.
B) O ser humano e os animais silvestres são reconhecidos como reservatórios do bacilo de Hansen, sendo as condições individuais do reservatório e do parasito os fatores que estão relacionados à alta patogenicidade da doença.
C ) A hanseníase tem curto período de incubação e sua frequência se distribui igualmente, independentemente de faixa etária; entretanto, alguns fatores podem interferir na taxa de incidência, tais como: áreas endêmicas, exposição precoce e focos domiciliares.
D) As vias aéreas superiores são as principais vias de eliminação do bacilo de Hansen e o uso comum de objetos contaminados é a principal porta de entrada para o parasito; portanto, não é necessário contato direto com a pessoa doente não tratada para que a transmissão ocorra.
E) O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado ao poder imunogênico do Mycobacterium leprae e, assim como em outras doenças infecciosas, a conversão de infecção em doença depende de interações entre fatores individuais do hospedeiro, fatores ambientais e características desse bacilo.
Respondendo a questão:
A hanseníase é uma doença crônica causada por um bacilo, o Mycobacterium leprae. A doença afeta principalmente a pele, os nervos periféricos, a mucosa do trato respiratório superior e os olhos, se não for tratada, a hanseníase pode causar lesões progressivas e permanentes.
Em relação à incapacidade causada pelo poder imunogênico da hanseníase, a OMS, em 1961, padronizou um instrumento para avaliá-lo, considerando como incapacidade apenas as lesões nas mãos, pés e olhos, sendo mais grave para as atividades cotidianas.
Resposta:
O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado ao poder imunogênico do Mycobacterium leprae e, assim como em outras doenças infecciosas, a conversão de infecção em doença depende de interações entre fatores individuais do hospedeiro, fatores ambientais e características desse bacilo.