“É preciso que se coloque no centro das discussões (e das práticas) sobre a função educativa global da escola. Assim, se entendemos que educação é atualização histórico-cultural dos indivíduos e se estamos comprometidos com a superação do Estado geral da injustiça social que, em lugar do bem viver, reserva para a maioria o trabalho alienado, então é preciso que nossa escola concorra para a formação de cidadãos atualizados, capazes de participar politicamente, usufruindo daquilo que o homem historicamente produziu, mas, ao mesmo tempo, dando sua contribuição criadora e transformando a sociedade. Só assim a escola estará participando de forma efetiva como elemento da necessária ‘reforma intelectual e moral’, de que nos fala Gramsci (1978b).” (PARO, 1999, p. 114). Segundo Paro (1999), no texto, onde vigora a lógica do capital, no que diz respeito ao mundo do trabalho, há um quadro crítico no mundo, pois vem ocorrendo a:
Respostas
Olá!
A questão está incompleta, abaixo acrescento as alternativas:
“a. Socialização humana.
b. Conscientização da população.
c. Dessocialização humana.
d. Inclusão humana.
e. Desalienação humana.”
Gramsci aborda a filosofia da práxis. Tal filosofia procura a superação do senso comum, além de propor a elevação da condição cultural da massa e das pessoas. Dessa forma, a práxis pode ser compreendida como um unidade dialética que envolve teoria e prática.
Para construir esse pensamento, Gramsci mostra que o ato de pensar a sociedade compreende a exemplificação da práxis como uma maneira de superação das formas alienadoras.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa e) Desalienação humana.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
letra c - Dessocialização humana
Explicação:
Cabe à educação transformar a sociedade e os indivíduos e atender às necessidades dos fracos e carentes de informação. O mundo do trabalho não integra, nem socializa, pois gera competição e garante o lugar para os que estão melhor preparados, excluindo os fracos e carentes de informação.