Os processos de usinagem ditos não convencionais operam de forma diferente dos processos tradicionais, como o torneamento ou o fresamento. Eles usam ferramentas que não tocam a peça, mas mesmo assim, conseguem a usinagem. Cada processo tem um princípio de funcionamento diferente, o que torna a compreensão de cada processo fundamental para um engenheiro que trabalhe com usinagem. Sobre esses processos não convencionais de usinagem, associe o tipo de usinagem da coluna 1 com os dados correspondentes da coluna 2. COLUNA 1 COLUNA 2 I – Usinagem eletroquímica 1 – Trabalha com um fluido dielétrico que deve ser bombeado com alta vazão. II – Usinagem química 2 – É um processo bastante lento e caro. III – Eletroerosão por penetração 3 – Pode causar problemas de corrosão na peça. IV – Usinagem por feixe de elétrons 4 – Somente trabalha com peças de pequena espessura. Assinale a alternativa que apresenta a relação correta: Escolha uma: a. I – 3; II – 4; III – 1; IV – 2. b. I – 1; II – 3; III – 2; IV – 4. c. I – 2; II – 3; III – 4; IV – 1. d. I – 4; II – 1; III – 3; IV – 2. e. I – 4; II – 2; III – 3; IV – 1.
A correta é a. I – 3; II – 4; III – 1; IV – 2
Respostas
Olá!
Sobre os processos de usinagem:
Usinagem eletroquímica é um processo muito utilizado na usinagem de materiais de altíssima dureza e de difícil usinagem. Uma fonte de energia de alta potência fornece corrente elétrica de alta densidade, onde o pólo positivo ligado a peça (ânodo) e o pólo negativo é ligado a ferramenta (cátodo).
A usinagem química consiste em submeter certas partes de peças metálicas à ação de uma solução agressiva. Isso implica que as outras partes devem ser protegidas desta ação colocando-se uma “máscara” feita de material insensível à substância corrosiva.
A eletroerosão por penetração é o processo de usinagem de alta precisão a eletroerosão onde não existe contato da peça a ser usinada com a ferramenta que realiza o corte, o processo é realizado por um eletrodo em cobre, grafite, latão ou outras ligas metálicas.
A usinagem de feixe de elétrons é o método no qual o calor concentrado a partir de um feixe de elétrons é utilizado para derreter o metal. O processo geralmente ocorre dentro de um vácuo, protegendo assim o metal da atmosfera exterior.
Relacionando com a coluna 2, podemos concluir que:
1 – Trabalha com um fluido dielétrico que deve ser bombeado com alta vazão. III – Eletroerosão por penetração
2 – É um processo bastante lento e caro. IV – Usinagem por feixe de elétrons
3 – Pode causar problemas de corrosão na peça. I – Usinagem eletroquímica
4 – Somente trabalha com peças de pequena espessura. II – Usinagem química
Resposta: a. I – 3; II – 4; III – 1; IV - 2
Resposta:
I – 3; II – 4; III – 1; IV - 2
Explicação:
Correta pelo Ava