Respostas
Olá,
A discussão sobre o principal formador e extensão do Rio Amazonas, perdurou durante séculos, e somente foi definida com expedições científicas e tecnologias de sensoriamento remoto e geoprocessamento que conferiram em campo, imagens de satélites. É um dos poucos rios conhecidos pelo inverso, isto é, da foz para nascente.
Em 1541 expedições desceram o Rio Amazonas pelo Marañon e em 1637/1639, expedições subiram o Rio Amazonas até Iquitos, no Peru. Em 1743 desceram o Rio Amazonas pelo Marañon, e ao passarem pela confluência desse com o Ucayali. consideraram ser ele o principal formador do Rio Amazonas.
Em 1995, definiram que o Apurimac é o principal formador do Amazonas, e que este nasce no Peru, entre os montes Mismi com 5.699 metros e Kcahuich com 5.577 metros de altitude, situado ao sul da cidade de Cuzco e próximo do Lago Titicaca.
Em 2007, pesquisadores do Instituto Geográfico Militar do Peru, da Agência Nacional de Águas (ANA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificaram o córrego Carhuasanta como o verdadeiro ponto de origem do rio.
O Rio Amazonas tem 6.992,06 quilômetros de extensão,sendo considerado o maior rio do mundo e a maior bacia hidrográfica do mundo com 6,5 milhões de quilômetros e um dos mais complexos sistemas fluviais e lacustres.