1) O que apontou o atlas do potencial eólico do território brasileiro em 2001? O que já se sabe em relação a esse potencial?
2) De que depende a quantidade de energia gerada pelos moinhos de vento?
3) Faça uma pesquisa para saber se existem atualmente outros parques eólicos que tenham superado a marca individual de 104 MW de capacidade do parque Praia Formosa, em 2010.
4) Segundo a autora do texto, um parque eólico pode trazer problemas que precisam ser considerados. E para você, quais as vantagens e desvantagens da energia eólica?
Respostas
Olá,
1) O atlas do potencial eólico do território brasileiro em 2001 apontou que a geração de energia eólica a nível mundial era extremamente promissora e de alta capacidade de geração de energia.
2) A quantidade de energia gerada pelos moinhos de vento de pende da regularidade, intensidade e força dos ventos.
3) Com base em pesquisas podemos apontar que atualmente há sim outros parques eólicos que chegam na marca individual de 104 MW de capacidade, a exemplo do Parque Eólico de Mangue Seco, do RN, que gerou os exatos 104 MW.
4) Como vantagens e desvantagens da energia eólica podemos começar com as vantagens, que iniciam-se com a geração de energia limpa e renovável, sendo que a principal desvantagem continua a ser o custo de implementação, e que ela só se adapta aos ambientes litorâneos, não aplicando-se ao interior brasileiro.
Abraços!