Para que um fio de algodão seja produzido é necessário que cada fibra individual tenha um comprimento adequado, que seja uniforme e apresente resistência, finura e pureza. Estas características vão definir se um determinado fio de algodão é de qualidade boa ou ruim. De acordo com o comprimento das fibras de algodão, elas podem ser classificadas em fibras inferiores, medindo menos de 22 mm; fibras curtas, com comprimento entre 22 e 28 mm; fibras médias, quem têm de 28 a 34 mm e fibras longas, que devem medir mais de 34 mm. O Gossypium hirsutum é uma espécie que produz fibras curtas ou médias, já o Gossypium barbadense produz fibras médias e longas.
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) G. barbadense apresenta uma constituição genética que permite a obtenção de fibras de excelente qualidade, resistentes, compridas (mais de 35 mm), aliadas, porém, a uma quantidade menor de fibras, capulhos pequenos, baixa produtividade, necessidade de irrigação para a obtenção de altas produções por área, e um ciclo mais longo.
( ) O tamanho da fibra vai ser influenciado pelos fatores ambientais aos quais as plantas do algodoeiro estarão expostas. Já a quantidade de fibras individuais vai depender de características genéticas. Cada semente de Gossypium hirsutum pode apresentar de 7.000 até 15.000 fibras.
( ) G. hirsutum tem capacidade para produzir capulhos relativamente grandes, alta quantidade de fibras, alta produtividade, ciclo relativamente curto, aliados, porém, a uma fibra de resistência pouco satisfatória e dificilmente ultrapassando 32 mm de comprimento.
( ) G. barbadense apresenta, além da qualidade e quantidade de fibras, resistência ao Colletotrichum gossypii e Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides, permitindo alta produtividade.
V V F F CORRIGIDA PELO AVA
Respostas
c.
V – V – V – F. Correto
Resposta:
( C ) V – V – V – F. Correto
Explicação: