• Matéria: Geografia
  • Autor: matheusqueiroga
  • Perguntado 7 anos atrás

Ato marca os 20 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, no PA Em Belém, ato ocorreu na Praça Mártires de Abril, em São Brás. 19 trabalhadores rurais foram assassinados em 1996.

Sobre a agricultura e a estrutura fundiária brasileira, podemos armar que:

A. a reforma agrária realizada pelos últimos governos federais apresenta ano após ano uma elevação do número de assentamentos, erradicando os problemas de grilagem de terras, principalmente na região amazônica.
B. historicamente, a falta de políticas agrárias que favorecessem os pequenos produtores rurais criou uma situação de violência no campo, que em 2015 atingiu valores elevados de mortes, batendo os números da década anterior.
C. um dos fatores que explicam as lutas dos movimentos sociais no campo é o elevado incentivo aos grandes proprietários de terras, voltados a produtos para o mercado interno, em detrimento dos pequenos produtores rurais, que produzem basicamente para a exportação.
D. o uso extensivo do solo por parte dos produtores rurais brasileiros trouxe a possibilidade de aumentar a produção e a produtividade relativa a produtos alimentícios exigindo um crescimento no mesmo ritmo da área plantada.
E. as principais características do espaço rural brasileiro atual estão relacionadas à
implantação, no século XVI, do sistema de plantonista pela metrópole europeia onde
destacou-se a policultura exportadora cultivada em grandes propriedades e com
utilização de mão de obra assalariada.

Anexos:

Respostas

respondido por: gm740
4
Alternativa B.

Pois as políticas agrárias que o governo realizam, em sua grande maioria, favorece somente os grandes proprietários de terra e tira a terra dos pequenos agricultores. Os grandes proprietários de terra procuram produzir mercadorias que irão ser exportadas.

Perguntas similares