Verificar a absorção ou liberação de energia na decomposição da água oxigenada (peróxido de hidrogênio). Materiais: recipiente de vidro (ex:copo), água oxigenada 10 volumes (encontrada em farmácia), detergente de lavar louça, pedaços de batata inglesa (pequenos cubos de 1,0 cm) ou comprimento de permanganato de potássio (KMnO4, encontrado em farmácia), termômetro de farmácia. Procedimentos: colocar dentro do copo cerca de 20,0mL de água oxigenada e o termômetro na vertical, adicionar algumas gotas do detergente e em seguida adicionar os cubos de batata ou o comprimido de KMnO4 amassado. Verificar a temperatura inicial da água oxigenada e a temperatura final, após o processo. Realizar um relatório (registro) com as observações e as conclusões obtidas.
Respostas
Olá.
A parte prática do experimento não poderá ser realizada, mas através da reação entre a água oxigenada e o permanganato de potássio é possível explicar o que acontecerá com a temperatura no termômetro:
2 KMnO₄ + H₂0₂ → 2 KOH + MnO₂ + O₂ ΔH = Negativo
A reação mencionada acima (decomposição do peróxido de hidrogênio) apresenta ΔH < 0, ou seja, é uma reação exotérmica. Isso significa que quando a reação acontece, ela libera calor quando a molécula de H₂0₂ é quebrada.
Lembrando que:
ΔH = H produtos - H reagentes
Se o ΔH apresenta um valor negativo, significa que a temperatura dos produtos é menor do que a temperatura dos reagentes. Dessa maneira, concluímos que a temperatura no termômetro após a reação será menor do que a temperatura marcada por ele antes do início da reação.
Espero ter ajudado ;)