• Matéria: Português
  • Autor: giovannacamily4669
  • Perguntado 7 anos atrás

os romances de Machado de Assis e os de Graciliano Ramos são exemplos bem-acabados da forte presença do Realismo na literatura brasileira Entretanto a diferença bem marcantes entre a ficção realista do século

Respostas

respondido por: makmorales
124

Olá,

Complementando: á diferenças bem marcantes entre a ficção realista do século XIX e a ficção de cunho realista da geração de 30. Algumas delas são:

I. As obras realistas do século XIX (em particular os romances de Machado de Assis) retratam a burguesia rica, enquanto os romances de Graciliano Ramos retratam apenas os retirantes vítimas da seca.

II. No século XIX, o realismo tem preferência pela temática do adultério feminino e do triângulo amoroso, tema este que não é central nas obras da geração de 30, que se preocupam mais com a desigualdade social.

III. Os romances machadianos são urbanos; as obras de Graciliano Ramos retratam, em geral, os ambientes rurais do Nordeste.

IV. No realismo do século XIX, as personagens, em geral, são mesquinhas, vis e medíocres. Já na ficção realista dos anos 30, as personagens são, sobretudo, produtos de um meio social adverso e injusto.

RESPOSTA:

I. Falso. Ambos os autores retratam a sociedade como tal em suas épocas, de maneira realista, não apenas um grupo social.

II. Verdadeiro. Durante o século XIX, o realismo tem preferência pelo adultério feminino, algo sempre presente, mas que até então não havia sido retratado na literatura como fora pelo realismo.

III. Verdadeiro. Os romances machadianos são urbanos, enquanto que as obras de Graciliano Ramos focam o nordeste rural.

IV. Verdadeiro. No realismo do século XIX é possível perceber que as personagens são sempre ou quase sempre fúteis. Nos anos 30, entretanto, as personagens são marcadas pelo determinismo, são produtos do meio.

Apenas II, III e IV.

Abraços!

Perguntas similares