• Matéria: Psicologia
  • Autor: BellaBuenoo
  • Perguntado 7 anos atrás

De acordo com Brun e Rapizo (1991, p.12), “o trabalho terapêutico torna-se, então, dirigido a criar perguntas que facilitem estas novas articulações. O terapeuta pode ter algumas coisas para dizer, mas tem muito mais a perguntar”. O terapeuta participa a partir de uma escuta privilegiada, aprofundando temas relevantes e apontado possíveis contradições. (CESAR, 2016).



Ao utilizar perguntas como ferramenta clínica, o terapeuta convida o sistema familiar a

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
confiar no terapeuta, porém, esta é uma via de mão dupla, considerando que os membros da família podem estabelecer um vínculo que envolva o terapeuta demais no processo.

b.
tornar-se introspectivo, uma vez que esse sistema possui segredos familiares que não podem ser revelados ao terapeuta. Nesse caso, as perguntas desestabilizam o grupo vai tentar “camuflar” algumas informações e histórias.

c.
auxiliar o terapeuta a identificar padrões transgeracionais de doenças ou transtornos, além de evidenciar condutas problemáticas observadas nos membros da família ao longo do tempo, no seu ciclo de vida.

d.
associar livremente sobre a dinâmica familiar e ao usar novas perguntas, pois, cria-se a possibilidade de superar caminhos já percorridos e esgotados, podendo surgir desentendimentos que bloqueiam o processo terapêutico.

e.
compartilhar seus problemas e expectativas, colaborando para que ele consiga se aproximar da linguagem e da cultura da família, a entender como as experiências familiares foram vividas e a gerar explicações que possam ajudá-los.

Respostas

respondido por: alexandrepereira1526
22

A resposta correta é: Letra E

compartilhar seus problemas e expectativas, colaborando para que ele consiga se aproximar da linguagem e da cultura da família, a entender como as experiências familiares foram vividas e a gerar explicações que possam ajudá-los.


sanderbetim: d.
compartilhar seus problemas e expectativas, colaborando para que ele consiga se aproximar da linguagem e da cultura da família, a entender como as experiências familiares foram vividas e a gerar explicações que possam ajudá-los
respondido por: mariahparizotto
14

Compartilhar seus problemas e expectativas, colaborando para que ele consiga se aproximar da linguagem e da cultura da família, a entender como as experiências familiares foram vividas e a gerar explicações que possam ajudá-los.


Perguntas similares