• Matéria: Sociologia
  • Autor: gabimarquesm8
  • Perguntado 7 anos atrás

O poder tem sido sempre um conceito complexo para os estadistas e analistas de políticas internacionais. A visão tradicional era de que o poder militar dominava outras formas, e os Estados com o poder militar controlavam os assuntos internacionais. Mas os meios que produzem as capacidades de potência se tornaram mais complexos a era pós guerra estava vivenciando uma transformação radical nos elementos, nos usos e nas realizações de poder. Desta forma, Keohane e Nye sugerem um novo entendimento sobre a questão do poder”. (Adaptado).


Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes, 2017. (Capítulo 9), p. 209.

Com base na citação acima, como a teoria da interdependência complexa entende o poder?

A) Somente o poder dos meios, com a influência de um ator sobre os outros
B) Somente o poder dos resultados, com os resultados impactados por um autor
C) Somente o poder econômico, relacionado à capacidade de alcançar os meios para atingir os resultados esperados.
D) O poder dos meios, com um ator exercendo influência sobre o outro e o poder dos resultados, com influência do ator sobre os resultados finais
E) Somente o poder dos resultados, alcançado através do poder econômico.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

A Teoria da Interdependência Complexa defende a hipótese de que o poder, no mundo moderno, não é mais exercido apenas por um ator (o Estado), mas por um conjunto de atores com meios diferentes de exercício do poder, de modo que as decisões de todos acabam influenciando todos, embora o grau desta influência varie de um ator para o outro.

Deste modo, ela não se limita ao poder econômico e nem ao poder dos resultados, mas envolve o poder dos meios que modificam o resultado final.

É correta a alternativa D.

Perguntas similares