Eventos históricos e valores culturais influenciaram a trajetória das pessoas com necessidades especiais, em decorrência de suas doenças ou deficiências. Na Antiguidade, muitos princípios religiosos e a crença em maldições e misticismos justificavam o banimento e marginalização de deficientes e de enfermos. É com a evolução da sociedade que os deficientes passaram a receber maior aceitação. Analisando a história, podemos recortar três fases distintas, sobre as quais se pode afirmar: a) O tratamento do deficiente como doente, através da medicina, se inicia na fase da criação dos serviços especiais. b) A fase mais importante na trajetória dos deficientes foi a da criação dos serviços especiais. No Brasil são criadas as Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs). c) Pais e parentes do deficiente passam a receber apoio e orientação na fase da institucionalização, o que vem a colaborar para maior aceitação e trato com o excepcional, por parte da família. d) Os manicômios e leprosários são criados na fase da institucionalização, tratando o deficiente e reintegrando-o à sociedade. e) A fase da exclusão foi a que menos perdurou na história em vista do seu caráter de negligência total.
Respostas
Resposta:
B) A fase mais importante na trajetória das pessoas com deficiência foi a da criação dos serviços especiais. No Brasil são criadas as Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs).
Explicação: É na fase de criação dos serviços educacionais que o deficiente passa a ser considerado passível de ser educado e surgem iniciativas oficiais e particulares para atendimento especial ao mesmo.
Fases da luta de pessoas com Necessidades Especiais
Dentro da temática da trajetória de deficientes, uma das fases que mais vem contribuindo com a causa, tem sido a inserção das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), as quais mobilizam e lutam pelos direitos dos deficientes na sociedade (Alternativa B).
A deficiência ainda é tida, para muitas pessoas, como um atraso ou uma doença, o que revela uma grande ignorância e preconceito. A fase que determina um dos maiores apoios para a causa dos deficientes é representada pela criação das APAEs, que lutam pelos deficientes, e contra a discriminação.
Mais sobre APAEs: brainly.com.br/tarefa/27804725