• Matéria: História
  • Autor: mmoreira086pc2tkt
  • Perguntado 7 anos atrás

QUAL FOI A REAÇÃO DE ESPARTA AO IMPERIALISMO ANTENIENSE

Respostas

respondido por: cauaquinquita14
1

Atenas: Cidade estado grega, intitulada cidade democrática, porém baseada em uma democracia elitista. Formou a liga Delos para proteger a Grécia contra invasões persas, criando assim uma estrutura poderosa que com o tempo fugindo de sua originalidade, tornou-se líder, dominando e exercendo a hegemonia grega, cobrando impostos de outras cidades e s fortalecendo-se econômicamente. Assim nasce uma rivalidade entre Esparta e Atenas.  

A rivalidade econômica e política entre Atenas e Esparta e as cidades aliadas desencadeou a guerra do Peloponeso (431/403 a.C.0, trazendo destruição, conflitos sociais e empobrecimento das póleis. Em Atenas, a guerra prolongada arruinou os pequenos camponeses que foram obrigados a abandonar suas terras e a se refugiar na área urbana. A vitória de Esparta trouxe a instalação de oligarquias em toda a Grécia.  

Terminada a Guerra do Peloponeso, o período entre 403 e 362 a.C. foi marcado pela hegemonia de Esparta, seguida pela supremacia de Tebas.  

O desgaste das cidades com o longo período de guerras facilitou a conquista da Grécia por Felipe da Macedônia em 338 a.C., na batalha de Queronéia. Felipe foi sucedido por seu filho Alexandre (336/323 a.C.), que fundou o Império Macedônico, englobando a Grécia, a Pérsia, a Mesopotâmia e o Egito. Chegava ao fim o mis brilhante período da Grécia antiga.



mmoreira086pc2tkt: OBRIGADA
cauaquinquita14: dnd
cauaquinquita14: e as estrelas
Perguntas similares