• Matéria: Sociologia
  • Autor: dindoõ
  • Perguntado 9 anos atrás




Ainda com relação ao texto de Descola, leia o trecho abaixo:

" Reciprocidade, predação e dádiva constituem três formas de relação entre os humanos e os animais que, ao menos em duas delas, parecem dissimular, sob a aparência de uma relação social livremente consentida,a violência efetiva exercida pelo caçador contra a caça. Errar-se-ia, porém, vendo aí uma astúcia da razão selvagem destinada a tornar suportável a idéia de matar seres dos quais tudo nos aproxima, em suma, uma forma de hipocrisia coletiva e inconsciente que transformaria a necessidade de destruir e incorporar o vivo em uma mentira partilhada por aqueles que aí estão enredados e por suas vítimas. Errar-se-ia, primeiramente, porque certas sociedades amazônicas, como os Jívaro, não experimentam absolutamente a necessidade de dissimular para si mesmas a natureza assimétrica de sua relação com a caça. A má-fé que manifestam ao fingirem ter com ela uma relação igualitária de afinidade — sem contudo jamais satisfazerem as obrigações de reciprocidade que uma tal relação implica — é comandada pelo medo de vê-la desaparecer, não por um sentimento qualquer de culpa. A violência, aqui, é manifesta e livrementeassumida. Errar-se-ia ainda porque uma tal perspectiva coloca em dúvida que os ameríndios possam acreditar suficientemente no que dizempara agir de acordo com o que pensam. Ora, levando-se a sério o que enunciam os Desana, os Ashaninka, os Matsiguenga ou os Amuesha, deve-se admitir que matar um animal que eu creio que vá reencarnar imediatamente, não é matar, mas ser o agente de uma metamorfose;igualmente, matar um animal que eu creio poder substituir ao fim por almas humanas, é menos matar do que aceitar o adiantamento de umavida. A violência desaparece aqui não porque seja recalcada, mas porque não poderia ser efetiva em cosmologias concebidas como sistemas fechados nos quais a conservação do movimento dos seres e das coisas exige que as partes troquem constantemente de posição" (Descola, 1998, p. 40).

Agora, leia as afirmativas a seguir que se referem ao texto e assinale em seguida a sequencia correta, em que V é verdadeiro e F é falso:

1. Descola mostra neste trabalho como a ideia de violência contra os animais é relativa à cultura de onde advém: no caso dos povos indígenas descritos por ele no texto essa ideia não faz sentido, já que caçar ou matar é, antes de mais nada, ser agente de uma metamorfose, de uma troca de posição em um sistema que está em constante movimento.

2. Se na cosmologia ocidental entendemos que a natureza é pré-existente com relação à cultura, isto é, os seres humanos compartilham uma única natureza e se distinguem pela cultura; na visão de mundo amazônica acontece de certa forma o inverso: a cultura é um dado para todos os seres, isto é, todos compartilham dela e o que varia é a natureza, ou seja, não importa se em forma de plantas, animais ou seres humanos, todos são parte de uma mesma sociedade.

Escolha uma:

a. V-F

b. V-V

c. F-V

d. F-F








..




















Respostas

respondido por: naisasiqueira
1
Um tanto quanto prolixo, chutei V V

dindoõ: Eu também chutei V V e a questão 3 eu coloquei a letra C
rosacatu: também coloquei VV
Perguntas similares