1.Observe os poemas do ponto de vista formal.
A.quais deles apresentam o verso livre e o verso regular ?
B.em qual deles a linguagem é clássica com vocabulário elevado,e inversões sintáticas?
c.em qual os versos são longos e a linguagem tem um tom irreverente?
2.no painel do texto há um poema de Fernando Pessoa ele- mesmo e outros três de heterônimos dele. leia nos boxes as características do heterônimos e do ortônimo e,com base nelas conclua:
A.qual deles é o autor do poema Autopsicografia? Justifique sua resposta
B.e no texto 2 Justifique sua resposta
C.e do texto 3 Justifique sua resposta
D.e do Poema em Linha Reta Justifique sua resposta
3.Autopsicografia é um poema metalinguístico que põe em discussão a própria criação literária e a sua relação com os leitores
A.levando em conta que a palavra fingir vem da forma Latina fingire que significa modelar esculpir inventar explique-se o poeta sente uma dor real Vivida Então porque ele finge a dor que Deveras sente ?
B.se os leitores não sentem as duas dores do poeta nem aqui eles têm Então qual é a dor que ele sentem?justifique sua resposta com base na segunda estrofe?
C.nesse processo Qual é a participação do leitor no processo de criação literária?
D.na última estrofe há uma contraposição entre o coração e a razão criada por meio de uma imagem Qual é a imagem?
como ela se relaciona com o processo de criação literária?
E.como conclusão explique o título do poema autopsicografia ?
obs:não deu pra colocar todos os textos pois só aceita uma foto irei tentar colocar o outro nos comentários qualquer uma que vocês souberem é lucro obrigada
Respostas
Nas fotos faltaram os textos 1 e 2. O texto 1 é "Autopsicografia"; e o 2, "O mistérios das cousas, onde está ele?". Ambos seguem em anexo.
1.
a) Os textos 2 e 4 apresentam o verso livre; já os textos 1 e 3, o verso regular.
b) No texto 3. Perceba o hipérbato em "As rosas amo dos jardins de Adônis" e em "Essas volucres amo, Lídia, rosas".
c) No texto 4. Destaco o longo e irreverente verso "Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?".
2.
a) O autor de "Autopsicografia" é o próprio Fernando Pessoa, pois há metalinguagem (ele fala do próprio ato de escrever) e utiliza o verso regular.
b) Alberto Caeiro, pois apresenta temática filosófica (o mistério das coisas), visão antimetafísica (e não haja nada que compreender) e utiliza o verso livre.
c) Ricardo Reis, pois apresenta elementos da mitologia (Adônis, Apolo), o tema carpe diem e utiliza versos regulares.
d) Álvaro de Campos, pois apresenta versos longos, irreverentes e que criticam os comportamentos sociais.
3.
a) Porque o poeta é um criador, que inventa com base na vida real. Então, ele parte de uma dor real, para criar uma outra dor, falsa.
b) Resposta pessoal. Talvez, pelo fato de o leitor também participar da situação, ele crie outra dor, uma dor que eles imaginam através de sua experiência pessoal.
c) O leitor tem participação ativa, contribuindo para a construção do sentido do texto através das suas experiências pessoais.
d) A imagem do comboio de corda (refere-se ao coração). Esse comboio entretê a razão, ou seja, representa o equilíbrio entre a razão e a emoção, que é a base para a criação literária.
e) Psicografia é quando uma pessoa escreve um texto cujo o autor é um espírito. Ou seja, há uma mistura de razão e emoção. Então, o título "autopsicografia" sugere que, na poesia, acontece algo parecido: por meio da invenção, o poeta transforma suas experiências pessoais e concretas em arte, utilizando a razão e a emoção.
1. Os versos dos poemas "O mistério das cousas, onde está ele?" e "Poema em linha reta" são livres, enquanto os versos dos demais são regulares; apresenta linguagem rebuscada e inversões sintáticas o poema "As rosas amo dos jardins de Adônis"; possui versos cumpridos e linguagem despojada o "Poema em linha reta".
Desenvolvendo cada item
- a) Os textos 1 e 3 contêm versos que seguem um padrão métrico, enquanto os versos dos textos 2 e 4 apresentam medidas diferentes entre si;
- b) O texto 3 contém termos de um vocabulário muito específico (como "volucres" e "inscientes") e hipérbatos, inversões sintáticas bruscas a ponto de dificultar a compreensão da frase (como "essas volucres amo, Lídia, rosas");
- c) O texto 4 contém versos extensos e linguagem informal, com o emprego de termos típicos da coloquialidade (como "p*rrada", "porco", "grotesco", "ridículos", "hora do soco").
2. Os autores dos poemas 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente, Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.
Desenvolvendo cada item
- a) É possível afirmar que a autoria do poema "Autopsicografia" é de Fernando Pessoa, pois o texto contém algumas características próprias do autor, como a metalinguagem (abordar em um poema o ato de escrevê-los, por exemplo) e os versos em redondilha maior (com sete sílabas métricas);
- b) Podemos dizer que "O mistério das cousas, onde está ele?" é Alberto Caeiro, pois algumas características particulares do autor no poema são a metrificação livre dos versos e o apelo filosófico da abordagem do tema
- c) O texto "As rosas amo dos jardins de Adônis" é de Ricardo Reis, que imprime em seu poema características como a referência a seres da mitologia grega (como Adônis e Apolo) e a metrificação padrão dos versos.
- d) O "Poema em linha reta", de Álvaro de Campos, expressa marcas do autor na linguagem despojada dos seus versos irregulares e na apurada sátira social contida no texto.
3.
Desenvolvendo cada item
- a) A dor expressa no poema, embora possa ser inspirada por um sentimento do autor, não mais pertence a ele, já que, a partir de então, passa a ser do seu eu lírico; o poeta, então, finge que é dor a dor que deveras sente;
- b) A partir da leitura da segunda estrofe, é possível interpretar que, apenas pelas palavras da poesia, o leitor não pode sentir exatamente as dores do poeta e do eu lírico; ele, então, sente uma nova dor, criada a partir da própria bagagem pessoal;
- c) Levando em consideração a resposta do item anterior, podemos afirmar que o leitor participa do processo de criação literária ao interpretar os poemas baseado em suas experiências pessoais e, assim, atribuir a eles sentidos não abordados pelo autor;
- d) Na última estrofe do poema, o autor estabelece uma metáfora entre o coração e um comboio de corda que, nessa lógica, gira para entreter a razão;
- e) O título do texto, "Autopsicografia", faz referência à arte de escrever poemas, por meio da qual uma pessoa - o autor - expressa os sentimentos de outra - o eu lírico.
Aprenda mais sobre Fernando Pessoa: https://brainly.com.br/tarefa/22801436
#SPJ3