Respostas
Uma equipe de cientistas de universidades e centros de pesquisas na Espanha descobriu um tratamento, com a ajuda de testes feitos em animais, que pode levar à cura da fibrose pulmonar idiopática. A doença, hoje, não conta com nenhuma forma de cura.
A fibrose pulmonar faz com que os tecidos dos pulmões sejam cicatrizados, tornando-se mais grossos e rígidos. Com isso, o transporte de oxigênio para a corrente sanguínea acaba sendo prejudicado, causando fraqueza em outros órgãos vitais.
Sob comando da pesquisadora María Blasco, o estudo, que foi publicado recentemente no portal eLife, teve início há quase três anos. Os testes foram concluídos em ratos que simulavam os sintomas da fibrose pulmonar e, com a ativação da enzima telomerase, que é reduzida significativamente quando envelhecemos, o animal começou a apresentar mais saúde.
Resposta:
O câncer de pulmão apresenta três alternativas terapêuticas: cirurgia, radioterapia e quimioterapia, que podem ser associadas para se obter melhores resultados. Tumores restritos ao pulmão, nos estágios I e II, devem ser operados e removidos, com chance de cura de até 70%.
Explicação: