Sobre o liberalismo e neoliberalismo. Segundo Allan G. Johnson, o liberalismo origina-se a partir do Iluminismo Europeu, ou seja, entre os capitalistas e a aristocracia feudal. O fundamento do liberalismo é a liberdade do indivíduo. FARIA. Jonas Silva. Filosofia. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-Pr, 2014. 176p. Diante disso, analise as afimativas abaixo referente aos princípios do liberalismo e neoliberalismo: I. O liberalismo político, historicamente, é a favor do poder absolutista dos reis e do direito divino dos reis, conforme já foi visto com os filósofos contratualistas Hobbes, Locke e Reousseau. II. O liberalismo ético pressupõe que o Estado é responsável por garantir a ordem pública e a segurança dos cidadãos. O Estado também deve garantir a liberdade religiosa e as penas cruéis, por exemplo, a tortura. III. A grande característica do liberalismo é ter combatido a intervenção do Estado na regulação do mercado, ou seja, do prevalecimento do livre mercado. IV. Os neoliberais defendiam a ideia de livre mercado, por isso tornaram-se inimigos dos socialistas, uma vez que também defendiam a ideia da globalização. É correto o que se afirma em:
Respostas
Bom dia !
I O liberalismo político, historicamente, é a favor do poder absolutista dos reis e do direito divino dos reis, conforme já foi visto com os filósofos contratualistas Hobbes, Locke e Reousseau. Falsa, a ideia de liberalismo parte do pressuposto de uma liberdade individual e uma sociedade igualitária e justa.
II. O liberalismo ético pressupõe que o Estado é responsável por garantir a ordem pública e a segurança dos cidadãos. O Estado também deve garantir a liberdade religiosa e as penas cruéis, por exemplo, a tortura. Falsa, o liberalismo apesar de garantir a liberdade religiosa não é a favor de penas cruéis, tendo em vista que tais ideias são antagônicas a este pensamento.
III. A grande característica do liberalismo é ter combatido a intervenção do Estado na regulação do mercado, ou seja, do prevalecimento do livre mercado. Verdadeira, defende-se aqui a ideia do cambismo.
IV. Os neoliberais defendiam a ideia de livre mercado, por isso tornaram-se inimigos dos socialistas, uma vez que também defendiam a ideia da globalização. Falsa, o liberalismo opunha-se ao conservadorismo e suas ideias tradicoonalistas.
Resposta:
Alternativa 4 - II, III e IV
Explicação:
Página 138 a 140