Respostas
Um rio importante para a região Sudeste é o rio Paraná, onde se localizam as mais importantes usinas hidrelétricas do país, como as de Jupiá e de Ilha Solteira, que constituem o Complexo Hidrelétrico de Urubupungá.
Um dos afluentes do Paraná, que atravessa quase todo o estado de São Paulo, é o rio Tietê. Esses dois rios formam a hidrovia Tietê-Paraná, a mais importante do Brasil, que já se encontra em funcionamento parcial.
O rio São Francisco, tem em seu curso a usina hidrelétrica de Três Marias, que, além de gerar energia para a região, contribui para a regularização do trecho do rio onde está localizada.
O rio Tietê, além de ser aproveitado como meio de transporte, é muito utilizado como fonte de energia, tendo em seu curso várias usinas hidrelétricas, como as de Barra Bonita, Bariri, Promissão e Nova Avanhandava.
Atravessando Minas Gerais e do Espírito Santo, se encontra o rio Doce. Seu vale possui grande importância econômica, pois dele se extrai o minério de ferro, que é exportado para diversos países.
Outros rios da região que merecem destaque são: o Paraíba do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro; o Ribeira do Iguape, no sul do estado de São Paulo; e o rio Grande, entre São Paulo e Minas Gerais. Este último, com grande potencial hidrelétrico, comporta as usinas de Furnas, Itutinga e Marimbondo, entre outras.
A principal fonte de energia do Sudeste é a hidreletricidade obtida das inúmeras usinas dos rios da região.