• Matéria: História
  • Autor: rafaelangemonox7jwk
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais foram os motivos da aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai na Guerra do Paraguai?

Respostas

respondido por: leeshineesukp4xcv5
3


Introdução (contexto histórico)



A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864, a partir da ambição do ditador paraguaio, Francisco Solano Lopes. Ele tinha como objetivo principal aumentar o território do seu país e, assim, obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras, que se dirigiam ao Mato Grosso através da capital paraguaia.



Causas principais do conflito



Visando a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região, para invadi-la e conquistá-la. Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul. Mas, para atingi-lo, necessitava passar pela Argentina. Então, Solano invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre.



Reação da Tríplice Aliança



Decididos a acabar com as ameaças e o domínio do ditador Solano Lopes, Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças em 1° de maio de 1865, através do acordo conhecido como Tríplice Aliança. A partir daí, os três países lutaram juntos para deter o Paraguai que foi vencido na batalha naval de Riachuelo e também na luta de Uruguaiana.





















Perguntas similares