Com o aumento da produção industrial, foi necessário criar modelos para garantir o processo da industrialização, e um dos autores, o economista e sociólogo Max Weber, considerado o "pai" da Teoria Burocrática, teve relevante importância para novos administradores na busca de inspirações para a nova fase da administração. No entanto, nem tudo na burocracia apresentada por Weber alcança o seu objetivo final, possuindo algumas ineficiências no conjunto das atividades, determinadas por disfunções. Sobre essas disfunções, analise as opções a seguir:
Respostas
As afirmativas são:
I- Internalização das Diretrizes e Normas.
II- Excesso de formalismo e papel.
III- Despersonalização do relacionamento.
IV- Imposição de sinais de submissão.
As alternativas são:
a) As opções I e IV estão corretas.
b) As opções II e IV estão corretas.
c) As opções I, II e III estão corretas.
d) As opções II, III e IV estão corretas.
I é verdadeira, de modo que a internalização das diretrizes e normas cria um sistema "engessado" para a burocracia estatal, que prejudica a inovação e cria sistemas redundantes na administração.
II é verdadeira, uma das consequências do "engessamento" da máquina administrativa pública.
III é verdadeira, uma vez que, em uma estrutura burocrática, os sujeitos se tornam "engrenagens", e passam a agir de forma mecanizada e extremamente impessoal.
IV é falsa, pois a burocracia representa um tipo de organização posterior à autocracia, de modo que a imposição dos signos de submissão não é uma de suas características.
É correta a alternativa C.