A capacidade de reprodução de uma espécie é fundamental para sua perpetuação. A reprodução assexuada parece ser homoplástica em metazoários, enquanto a reprodução sexuada é uma sinapomorfia para o grupo. a) A partenogênese é a forma mais complexa de reprodução assexuada. Descreva esse tipo de reprodução, citando exemplos de grupos em que ocorre e a diferenciação entre partenogênese e a reprodução sexuada.
b) Em alguns grupos, como em cnidários, por exemplo, pode ocorrer alternância de gerações. Explique o que isso significa.
c) Na reprodução sexuada o encontro de gametas de indivíduos diferentes leva à formação de um novo indivíduo. Descreva o padrão geral da produção de gametas em metazoários. (1,0 ponto)
Respostas
respondido por:
0
Respostas:
a) Na partenogênese ocorre a reprodução de um óvulo não fecundado, ou seja, há apenas a replicação do DNA existente, sem mistura genética. Diferencia-se da reprodução sexuada pela mistura do material genético.
b) A alternância de gerações é a existência de reprodução assexuada, onde não há a troca de gametas, e também uma fase sexuada, onde há a troca de gametas. Por ser um ciclo, é chamada de alternância de gerações.
c) A reprodução dos metazoários se dá sem a produção de gametas, sendo a prole idêntica aos pais. São o brotamento, gemulação, fissão, fragmentação ou partenogênese.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás