GENTE ME AJUDEM.:Como a liga das ações reagiu diante da expansão militar da Alemanha, da Itália e do Japão? De que maneira essa atitude influíram no cenário político internacional da década de 30?
Respostas
A Liga das Nações teve um papel demasiado passivo durante a expansão militar dos países do eixo durante o entre guerras. Uma consequência disso foi a substituição da Liga das Nações pela ONU após o fim da guerra, visto que a Liga das Nações falhou em seu principal objetivo: manter a paz no mundo.
Os membros da LDN foram muito passivos em relação ao expansionismo das potências do eixo. A Itália não foi punida em nada pela sua invasão na Abissínia ( atual Etiópia ), eles demoraram para responder a Alemanha após a anexação da Áustria e Checoslováquia e, quando resolveram agir, já era tarde demais, os alemães estavam muito fortes e detinham o melhor exército da Europa. Os membros da LDN só foram efetivos em relação a URSS, quando esta assinou o Pacto Ribbentrop. A URSS foi banida da Liga das Nações, contudo, tal medida eficiente só foi tomada em relação aos soviéticos, que se tornariam aliados mais tarde, e nada foi feito contra italianos e alemães.
Quanto ao Japão, a LDN não teve grande participação novamente. A invasão da China repercutiu mais nos EUA do que na Europa e a, quando a preocupação efetiva em relação ao Japão começou a dar às caras, o ataque a Pearl Harbor já estava preparado e, mais uma vez, a LDN falhava em seu objetivo de antecipar os conflitos e manter a paz.
Bjoss <3 espero ter ajudado!