No contexto atual globalizado os movimentos internacionais de capitais são uma característica importante da economia internacional. Krugman e Obstfeld (2005) explicam que ao falarmos dos fluxos de capitais de um país para o outro não queremos dizer que a maquinaria (instalações físicas) esteja sendo literalmente desmontadas e embarcadas para outro país, mas estamos falando de uma transação financeira. Sobre os movimentos internacionais de capital e seu principais participantes, assinale a alternativa correta.
Respostas
Analisemos as alternativas
Alternativa 1:
Apenas as instituições financeiras fazem parte do movimento internacional do capital.
Falso! Justificativa: as instituições financeiras realmente fazem parte do movimento internacional do capital, todavia, não apenas elas como existem outras.
Alternativa 2:
Os órgãos do governo são proibidos de receberem empréstimos internacionais, com exceção de empréstimos do FMI.
Falso! Justificativa: Os órgãos do governo podem sim receberem empréstimos internacionais, inclusive empréstimos do FMI.
Alternativa 3:
As empresas de capital aberto mesmo podendo contrair empréstimos de bancos internacionais não fazem parte do mercado internacional de capitais.
Falso! Justificativa: As empresas de capital aberto realmente podem contrair empréstimos de bancos internacionais, as quais fazem parte do mercado internacional de capitais.
Alternativa 4:
Os bancos centrais não se envolvem nos mercados financeiros internacionais, apenas os bancos comerciais fazem parte deste mercado.
Falso! Justificativa: Assim como os bancos comerciais, os bancos centrais também se envolvem nos mercados financeiros internacionais.
Alternativa 5:
As instituições financeiras não bancárias como as companhias seguradoras, fundos de pensões e fundos mútuos que buscam ativos estrangeiros para diversificar suas carteiras, fazem parte do mercado internacional de capitais.
Correta! Justificativa: Assim como as instituições financeiras bancárias, as não bancarias (seguradoras, fundos de pensões e fundos mútuos, entre outras) também fazem parte do mercado internacional de capitais.