Este é um fórum avaliativo. Participe de forma colaborativa, contribuindo para o aprendizado dos outros participantes também. Vamos à questão? Ana Almeida é gestora de uma equipe que está em uma consultoria de Seguros. Na sua gestão, Ana dedica parte do tempo para ações como: apresentar aos funcionários o que se espera deles, fornecendo-lhes orientação para a execução das tarefas; fixar metas de desempenho; e assegurar que as pessoas sigam regras e regulamentos padronizados. Tais condutas permitem elevado grau de previsibilidade e controle dos processos e resultados desempenhados pelos membros da equipe. Ana está sendo cobrada a fazer com que sua equipe seja mais criativa. O que a gestora precisa fazer para que isso ocorra? Critérios de avaliação: você será avaliado(a) em até (1,5 ponto) com base na construção realizada de acordo com o conteúdo solicitado; e em até (0,5 ponto) na adequada utilização da língua portuguesa.
Respostas
Olá,
Ana Almeida é gestora de uma equipe que está em uma consultoria de Seguros onde podemos perceber que sua liderança volta-se mais para a centralização do que a descentralização (democratização), e isso é um elemento que acaba por desincentivar a criatividade.
Como a própria gestora é que comanda e direciona todas as atividades que precisam ser desenvolvidas, não se tem espaço para a criatividade. Desse modo, o que a gestora precisa fazer para que sua equipe seja mais criativa é tornar sua gestão mais democrática, pedir sugestões e incentivar os membros a exporem suas ideias.
Desse modo, a criatividade será instigada, pois pode haver sujeitos criativos, mas que por falta de espaço e estreita delimitação de tarefas, não contribuem com suas opiniões.
Abraços!