• Matéria: História
  • Autor: Gilson1017historia
  • Perguntado 7 anos atrás

"Sem demora, os senadores tomaram o poder. O povo, desorientado, indignado pelo escândalo no qual mergulhara a monarquia de Tarquínio, aceitou a instituição de um novo regime, que dava o essencial do poder à aristocracia camponesa dos "patres". No lugar do rei, criaram-se dois 'cônsules', eleitos por um ano. Esperava-se que os dois colegas se vigiassem mutuamente e não pudessem restaurar a realeza." GRIMAL, Pierre. História de Roma. São Paulo: editora Unesp, 2011, p. 35 Foi por volta do século VI e V a.C. que a realeza caminhou para sei fim, e um novo modelo político, conhecido como República foi estabelecido. A respeito do fim da realeza e início da República, analise as afirmativas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta: I. A queda da Monarquia ocorreu após um imbróglio entre o Senado, liderado pelos Patrícios, e o Rei Etrusco Tarquínio, o soberbo. II. Com a queda da Monarquia e a instauração da República, houve uma revolução social em Roma. III. Um dos objetivos da República era fazer um governo voltado para o povo romano. Entretanto, nesse momento, os únicos considerados verdadeiramente cidadãos de nascimento em Roma eram os patrícios. IV. Foi durante a República que foram criadas várias instituições em Roma que tinham como objetivo administrar a coisa pública. Denominadas de magistraturas, consistia, basicamente, na divisão das atribuições políticas e administrativas. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e IV, apenas. Alternativa 5: I, III e IV, apenas. Questão 3 de 10 lítico de imperador. Alternativa 4: A principal característica política romana que prevenia a retomada da monarquia foi deixar o domínio romano sob o governo etrusco. Alternativa 5: A principal característica política romana que prevenia a retomada da monarquia foi a divisão das funções políticas entre as magistraturas. Questão 9 de 10

Respostas

respondido por: makmorales
1

Olá,

I. Verdadeiro. A queda da Monarquia na cidade de Roma ocorreu por causa do embate entre os Patrícios e o Rei Etrusco Tarquínio, que foi deposto.

II. Verdadeiro. Com a queda da Monarquia e a instauração da República, os romanos viram a maior expansão política e territorial de sua história.

III. Falso. Os plebeus também eram considerados cidadãos romanos, mas não possuíam os mesmos direitos que os patrícios.

IV. Verdadeiro. Os romanos durante a República criaram várias instituições com o objetivo de administrar a coisa pública. Isso causou um grande avanço da civilização romana.

Alternativa 4: I, II e IV, apenas.

Abraços!

Perguntas similares