A preocupação em controlar a inflação baseia-se no fato de que taxas elevadas de inflação provocam profundas distorções na economia. Elas afetam negativamente a distribuição de renda, à medida que os mais pobres não conseguem se proteger da inflação, visto que não conseguem aplicar seus recursos no mercado financeiro; os prazos das aplicações financeiras ficam mais reduzidos, fazendo, assim, desaparecer os recursos para financiar os investimentos; inibem o planejamento de longo prazo; e se a inflação chegar ao nível de hiperinflação pode levar a destruição do parque produtivo do país. Sobre os tipos de inflação analise as afirmações a seguir.
I. Inflação de custos: ocorre quando as pressões de custos são repassadas aos preços, conceitualmente é definida como: Processo inflacionário gerado (ou acelerado) pela elevação dos custos de produção, especialmente das taxas de juros, de cambio, de salários ou dos preços das importações;
II. Inflação de demanda: causada por excesso de procura pelos bens e serviços em relação a oferta disponível no mercado, também chamada de inflação dos compradores, é o processo inflacionário gerado pela expansão dos rendimentos. Ocorre que os meios de pagamento crescem além da capacidade de expansão da economia, ou antes que a produção esteja em plena capacidade, o que impede que a maior demanda decorrente da expansão dos rendimentos seja atendida;
III. Inflação inercial: está associada aos mecanismos de indexação da economia, nas garantias legais de reajustar preços existentes na economia, conceitualmente pode ser entendida como: Processo inflacionário muito intenso, gerado pelo reajuste pleno de preços, de acordo com a inflação observada no período imediatamente anterior; os contratos contêm cláusulas de indexação que restabelecem seus valores reais após intervalos fixos de tempo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
I e II, apenas..
d)
II e III, apenas.
e)
I, II e III.
Respostas
Olá,
Vamos analisar as alternativas:
I. Inflação de custos: ocorre quando as pressões de custos são repassadas aos preços, conceitualmente é definida como: Processo inflacionário gerado (ou acelerado) pela elevação dos custos de produção, especialmente das taxas de juros, de cambio, de salários ou dos preços das importações - Verdadeira - Este tipo de inflação esta diretamente associado ao aumento do custo.
II. Inflação de demanda: causada por excesso de procura pelos bens e serviços em relação a oferta disponível no mercado, também chamada de inflação dos compradores, é o processo inflacionário gerado pela expansão dos rendimentos. Ocorre que os meios de pagamento crescem além da capacidade de expansão da economia, ou antes que a produção esteja em plena capacidade, o que impede que a maior demanda decorrente da expansão dos rendimentos seja atendida - Verdadeira - Segue a regência de oferta e demanda.
III. Inflação inercial: está associada aos mecanismos de indexação da economia, nas garantias legais de reajustar preços existentes na economia, conceitualmente pode ser entendida como: Processo inflacionário muito intenso, gerado pelo reajuste pleno de preços, de acordo com a inflação observada no período imediatamente anterior; os contratos contêm cláusulas de indexação que restabelecem seus valores reais após intervalos fixos de tempo. - Verdadeiro - De acordo com os índices de indexação é passada a alterar de acordo com a expectativa futura.
e)
I, II e III.
e)
I, II e III.
Alternativa assinalada