"Os radicais livres são definidos como qualquer molécula capaz de permanecer com um ou mais elétrons desemparelhados dentro de sua última camada eletrônica, sendo assim altamente instáveis e reativos. Eles são formados a partir de reações químicas de oxirredução".
Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2018.
Sabendo disso, analise a sentença abaixo e complete as lacunas da sentença a seguir:
O ____________ se dá quando a produção de radicais livres ultrapassa a capacidade ____________ do organismo ou, ainda, quando existe alguma falha nesses sistemas ____________, e esse fenômeno representa um papel central no início e na continuação dos eventos que causam o envelhecimento cutâneo ____________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Escolha uma:
a. estresse lipídico/ antioxidante/ livres/ acelerado.
b. estresse cutâneo/ umectante/ linfáticos/ extrínseco.
c. estresse metabólico/ oxidante/ antioxidantes/ intrínseco.
d. estresse oxidativo/ antioxidante/ antioxidantes/ intrínseco. Correto
e. estresse subcutâneo/ umectante/ livres/ extrínseco.
Respostas
Olá!
d. estresse oxidativo/ antioxidante/ antioxidantes/ intrínseco.
O estresse oxidativo é caracterizado como um processo intrínseco das células, devido a presença de radicais livres, resultantes de situações de estresse, ou componentes externos.
Os antioxidantes atuam de forma a atenuar a presença de radicais livres, também responsávei pelo envelhecimento cutâneo intrínseco, que age na contramão da longevidade humana.
Resposta:
estresse oxidativo / antioxidante / antioxidantes / intrínseco.
Explicação:
O estresse oxidativo se dá quando a produção de radicais livres ultrapassa a capacidade antioxidante do organismo ou, ainda, quando existe alguma falha nesses sistemas antioxidantes, e esse fenômeno representa um papel central no início e na continuação dos eventos que causam o envelhecimento cutâneo intrínseco.
O estresse oxidativo tem um papel fundamental no envelhecimento cutâneo, pois é capaz de alterar os ciclos de renovação celular e, ainda, leva a danos à molécula de DNA, tornando-a instável.