Respostas
O HIPERTEXTO é uma forma de apresentação textual em que alguns elementos são destacados, seja uma palavra dentro do texto ou mesmo uma imagem.
Tais elementos podem ser acionados, por meio de um link que pode ser clicado com o mouse, levando o leitor a outro conteúdo relacionado ao primeiro.
O hipertexto é bastante característico da internet, mas não surgiu junto com ela. Para alguns autores, o hipertexto ocorre somente no ambiente virtual, ou seja, a internet seria o seu hábitat natural, uma vez que ela se baseia nos links.
Mas, para outros pesquisadores, a lógica hipertextual pode ser aplicada em outros formatos. Ela pode acontecer também no papel se nele houver outras possibilidades de leitura além da tradicional, que é linear e tem começo, meio e fim.
Um exemplo disso são as anotações de leitores em livros, ou mesmo as notas de rodapé dos autores e editores. Elas permitem uma leitura não linear, agregando informações ao texto principal.
Enfim, o hipertexto em sua forma mais conhecida se refere a um texto em formato digital ao qual estão conectados outros conteúdos, de qualquer tipo, por meio de hiperlinks.
A INTERTEXTUALIDADE é a criação de um texto a partir de outro já existente. Estamos considerando aqui todo tipo de mensagem como um texto, podendo mesmo uma mensagem visual ser um texto.
Ou seja, um texto faz referência a outro, é influenciado por outro, seja em sua forma ou em seu conteúdo. Tais influências e referências podem ser de outras obras do mesmo autor ou de outros autores.
A intertextualidade se relaciona diretamente com o conhecimento de mundo, ou seja, com os referenciais culturais dos autores e leitores.
Tal conhecimento é convocado por sinais nem sempre diretos que remetem às outras obras. Isso acontece tanto em textos literários como na publicidade e na cultura pop.
Há diversos tipos de intertextualidade. A epígrafe é uma delas e se caracteriza por ser um texto inicial que introduz a obra propriamente dita. Muitas vezes, é usada uma forma poética para isso.
Outro tipo é a citação, que é a transcrição literal de uma passagem de outro autor que tem relação com o tema que está sendo tratado.
Geralmente está marcada por aspas e vem junto com uma identificação de seu autor.
A paráfrase é utilizada quando um texto é trazido de maneira não literal. Ou seja, o autor reescreve uma passagem de outro autor, mantendo o seu sentido.
A paráfrase pode ser usada para explicar melhor uma ideia que está um pouco obscura no original ou para ressaltar algum detalhe que o autor considere relevante.
A paródia é outra estratégia intertextual. Em geral, a concepção inicial é reescrita com a intenção de criticá-la ou mesmo para causar o riso dos leitores.