Na apuração do resultado do exercício existem duas hipóteses: Lucro ou prejuízo. Suponha que você tenha que destinar R$ 5.000.000,00 de lucros apurados em uma sociedade empresária. De que forma você faria a destinação? Justifique sua resposta.
Respostas
Bom dia,
Após a apuração do Lucro Líquido do exercício a destinação desse lucro pode ser feito para distribuição de dividendos e/ou constituição de reserva de lucros.
Primeiramente a destinação do Lucro deve ser feita para a Reserva Legal que é obrigatória. Para essa reserva devem ser destinados 5% do lucro do exercício até que a mesma atinja 20% do valor do capital social realizado da empresa. Portanto, R$ 250.000,00 do lucro devem ser, obrigatoriamente, destinados à Reserva Legal.
O restante do lucro a ser distribuído dependerá das políticas contábeis e estratégia da empresa. A destinação para reservas de contingências é importante para que a empresa possa se defender de imprevistos que prejudiquem a saúde financeira da mesma.
A constituição de reservas de lucro para expansão é fundamental para a empresa que tem o objetivo de crescer e/ou tornar-se mais competitiva no mercado. Essa reserva permite à empresa acessar esses valores em momento oportuno para realização de expansão, aumento da produção, abertura de filiais, entre outros.
Por fim, a distribuição de dividendos. Que é a remuneração dos sócios em relação ao lucro líquido percebido pela empresa no período. A distribuição mínima de dividendos é prevista no estatuto da empresa e deve ser, obrigatoriamente, cumprida.