Táxis terão aplicativo semelhante ao Uber com descontos e corridas compartilhadasA concorrência do Uber, aplicativo que funciona em Salvador desde o início de abril, tem feito os taxistas contra-atacar. [...] A Associação Metropolitana dos Taxistas (AMT) pretende lançar, em breve, um aplicativo próprio, que funcionará apenas para profissionais de Salvador.O dispositivo ainda não tem nome, mas vai mesclar funções de outras ferramentas de transporte, como o Easy Táxi, o 99 Táxis e o próprio Uber. “Vai ser um aplicativo justamente para concorrer com esses que já estão aí. A ideia é que tenha corrida compartilhada, tarifa dinâmica. Com esse aplicativo, tanto a prefeitura como nós, taxistas, vamos poder ver onde tem táxis, quais locais têm mais ou menos carros”, explica o presidente da AMT, Valdeilson Miguel.Apesar de ainda não ter data para começar a funcionar, já há previsão para a modificação no regulamento dos taxistas, em vigor desde março deste ano,

Respostas

respondido por: winederrn
2

Olá, amigo(a)!

Você esqueceu de colocar o restante da pergunta, que se segue.

(...) A Teoria Contingencial afirma que \u201capenas um modelo organizacional não é suficiente para atingir a eficiência organizacional, não existem fórmulas únicas para alcançar os objetivos das organizações. As estruturas e o funcionamento das organizações dependem das relações com o ambiente externo e, como esse ambiente é inconstante, as organizações a ficam à mercê das contingências do ambiente\u201d (MOREIRA, 2013, p. 186).


De acordo com esses pressupostos da Teoria Contingencial, analise o caso acima e apresente aspectos que evidenciem a influência das condições do ambiente na atividade empresarial dos taxistas.



Na verdade, podemos perceber que a ideia dos taxistas não é tão inovadora quanto as outras que já existem no mercado. Com base na Teoria Contingencial da Administração, podemos compreender que os taxistas foram surpreendidos com a entrada (no mercado) das empresas modernas que prestam serviços de transportes de pessoas (ambiente externo), como a Uber. Isso representou mais competitividade nesse mercado e fez com os taxistas se preocupassem com a situação.

Nesta perspectiva, podemos verificar que a classe dos taxistas se acomodou em relação aos fatores externos do ambiente, principalmente com a tecnologia. Como consequência disto, as empresas modernas enxergaram oportunidades que os taxistas não conseguiam visualizar.

Deste modo, percebemos que a entrada de novos concorrentes no mercado de transporte de pessoas (ameça) fez com que os taxistas tomassem a iniciativa proposta.


Até logo!

Perguntas similares