Respostas
Prefeituras devem implantar a rede de esgoto, as cias de fornecimento devem fornecer a água tratada, coletar e tratar os esgotos. As prefeituras não gostam de enterrar canos pois seus administradores (prefeitos) acham que isso não rende retorno, nem econômico nem em votos.
As cias fornecedoras, a maioria estaduais, se limitam a tratar e fornecer a água, e despejam o esgoto in natura em cursos d'água, alegando não ter recursos para para fazer o tratamento de esgoto. Na verdade, elas ficam com a parte mais lucrativa que é a venda da água e não conseguem terceirizar apenas o tratamento de esgoto pq isso não dá lucro. Nenhuma empresa privada aceita ficar apenas com o prejuízo sem levar a parte lucrativa junto e isso gera um círculo: as cias estaduais não tem dinheiro para investir, mas por querer ceder monopólio de fornecimento de água não conseguem passar adiante o esgoto e tudo fica por isso mesmo.
Porém, o saneamento é um dever desses órgão públicos, o problema é que não se sentem obrigados a fazer. Não é possível continuar com a desculpa de faltas de verbas para as obras necessárias quando pagamos impostos tão altos.
Uma solução é a comunidade não atendida ingressar com uma ação no Ministério Público, o que dá bons resultados. Mas alguém tem de ir fazer o pedido no MP, ele não age por conta prória.