)
O coração da dialética torna-se, assim, o movimento. E o motivo já está claro para nós, pois sabemos que o movimento é a própria natureza do espírito, é o "permanecer do dispensar", é o cerne do real. [...] esse movimento dialético nada mais poderá ser senão uma espécie de movimento circular ou movimento espiral com ritmo triádico. (Adaptado de Reale e Antiseri, 2005, p. 106).
Leia atentamente o trecho acima que se refere ao movimento espiral da dialética de Hegel. Nele, os autores fazem menção a um ritmo triádico, ou seja, que envolve três momentos e que possibilita a dinâmica desse movimento. Assinale a alternativa que se refere ao método mencionado, seu pensador e os três momentos envolvidos no movimento.
Respostas
Olá!
Dentre os três momentos podemos apresentar:
A tese;
A antítese;
E por fim, a síntese.
Partindo deste ponto, a dialética pode ser observada como uma forma de diálogo utilizada para questionar um argumento e pauta-lo em uma estrutura.
No caso da metodologia, ela se refere a estrutura da pesquisa e como o pesquisador irá abordar diferentes hipóteses para desenvolver sua concepção em relação ao exposto.
Por fim, não devemos confundir a dialética com o senso comum em hipótese nenhuma, pois enquanto um se baseia nos conhecimentos passados por outras gerações sem embasamento científico, a dialética utiliza dos instrumentos científicos para ser construída.
Valeu!
Resposta:
a)O método é a dialética de Hegel e os momentos são: tese, antítese e síntese.
Explicação: