1Qual a razão que terá levado o rei português a rejeitar a proposta de colombo?
2Quais as razões da rivalidade luso casatelhana?
3Qual a atitude de colombo em relação aos índios?
Respostas
1)A razão principal tinha a ver com a convicção de Portugal de que, para chegar às Índias, precisava contornar o litoral africano.
2)Entretanto, também a Espanha se tinha lançado num projecto de expansão marítima. Os Reis Católicos Isabel e Fernando aceitaram a proposta apresentada pelo navegador genovês Cristovão Colombo, que visava atingir a Índia navegando para ocidente.
Em 1492, este navegador chegou ao arquipélago das Antilhas, na América Central, julgando ter chegado à Índia. A quem pertenceriam então os novos territórios descobertos? Invocando o Tratado de Alcáçovas, D. João II entendia que pertenciam a Portugal, enquanto os reis Católicos defendiam que pertenciam a Espanha, pois tinham sido descobertos por um navegador ao seu serviço.
Para resolver este diferendo, o Papa Alexandre VI apresentou uma proposta, na qual seria dividido em dois hemisférios, segundo um meridiano traçado a 100 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde; D. João II apresentou uma nova proposta, que propunha a passagem do meridiano a 370 léguas a oeste daquele arquipélago. Esta nova proposta foi aceite pelos Reis Católicos e ratificada pelo Papa. Em 1494, foi assinado o Tratado de Tordesilhas, que definia a posse das terras descobertas ou a descobrir por Portugal e Espanha: a ocidente do meridiano já referido, as terras pertenciam a Espanha, a oriente pertenciam a Portugal.
3) Na opinião de Cristóvão Colombo, os índios “são desprovidos de qualquer propriedade cultural: Caracterizam-se, de certo modo, pela ausência de costumes, ritos e religião (...). ‘Pareceu-me que eram gente muito desprovida de tudo’,