A imunoglobulina RhO(D) é uma solução concentrada a 15% de IgG humana contendo uma concentração mais __________ de anticorpos contra o antígeno RhO(D) do eritrócito. A sensibilização de mães Rh- ________ ao antígeno D acontece normalmente durante o parto do primeiro filho RhO(D)-_________, pois é quando os eritrócitos fetais extravasam na circulação sanguínea materna, o que também poderia acontecer em abortos ou gestações ectópicas. A questão é que nas próximas gestações a mãe terá anticorpos contra células Rh-positivas e ao serem transferidos ao feto no primeiro trimestre gestacional, desencadeia o desenvolvimento da doença hemolítica do Rh do neonato (eritroblastose fetal) (Silva, 2010). Complete as lacunas com as palavras corretas, assinalando a alternativa correspondente.
Respostas
Oi!
Completando corretamente, ficará assim:
A imunoglobulina RhO(D) é uma solução concentrada a 15% de IgG humana contendo uma concentração mais elevada de anticorpos contra o antígeno RhO(D) do eritrócito. A sensibilização de mães Rh- negativas ao antígeno D acontece normalmente durante o parto do primeiro filho RhO(D)-positivo, pois é quando os eritrócitos fetais extravasam na circulação sanguínea materna, o que também poderia acontecer em abortos ou gestações ectópicas. A questão é que nas próximas gestações a mãe terá anticorpos contra células Rh-positivas e ao serem transferidos ao feto no primeiro trimestre gestacional, desencadeia o desenvolvimento da doença hemolítica do Rh do neonato (eritroblastose fetal) (Silva, 2010).
Palavras utilizadas para completar o trecho:
elevada - negativas - positivo
O trecho fala sobre a Eritroblastose fetal, uma doença hemolítica decorrente da incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo. Quando acontece isso, a mulher produz durante a gestação anticorpos anti-Rh para destruir o agente Rh do feto. Após produzidos esses anticorpos continuam na circulação da mãe e, se ela voltar a engravidar de um bebê com Rh positivo, os anticorpos produzidos na primeira gravidez irão destruir os glóbulos vermelhos do sangue do feto.
Bons estudos!
Um dos primeiros avanços relevantes na imunofarmacologia refere-se ao desenvolvimento da técnica para prevenir a doença hemolítica do Rh do neonato ou eritroblastose fetal, que se apoia na possibilidade de uma resposta primária de anticorpos a um antígeno não próprio ser bloqueada quando o anticorpo específico para aquele antígeno é administrado passivamente no momento de exposição ao antígeno.
O texto base refere-se a qual imunoglobulina? Assinale a alternativa correta.
letra D