Quando optam por formar grupos ou conglomerados empresariais, as sociedades adquirem obrigações adicionais àquelas que normalmente já deviam ser cumpridas. Essas obrigações, oriundas das atividades em conjunto, possuem o objetivo de tornar os resultados alcançados pelo grupo mais evidente não somente para investidores em potencial ou analistas de mercado, mas também para o público em geral, sendo representado pelos clientes ativos ou em potencial das empresas componentes de um grupo econômico. Nesse contexto comente a Consolidação sob o ponto de vista societário e fiscal, administrativo e gerencial, e a visão do investidor ou credo.
Respostas
Olá,
Quando as partes decidem formar grupos ou conglomerados empresariais, as sociedades terão uma série de requisitos a serem cumpridos, e isso acaba por gerar maior transparência aos stakholders.
Essa consolidação sob o ponto de vista societário e fiscal, administrativo e gerencial, e a visão do investidor começa com a necessidade de que o conglomerado empresarial possua o cumprimento de todas as suas pendências fiscais, vez que sua responsabilidade em relação aos investidores e à própria receita aumenta e muito, tal como a pressão para que toda a prestação de contas ocorra na legalidade e de maneira assídua.
Em relação à visão do investidor e a própria administração da empresa, o modelo de Governança Corporativa mostrasse como um dos mais promissores para as grandes empresas no mercado.
Abraços!