(SEE-SP, 2010) A gestão democrática do ensino público é um dos princípios estabelecidos na Constituição Federal/88, e a concepção de educação como formação humana contida no texto da LDB nº 9.394/96 reafirma o princípio da gestão democrática do ensino público. Para gerir democraticamente o ensino e a escola, é necessário:
a. Desenvolver ações que promovam a participação de todos, de acordo com uma programação estipulada pelo corpo docente.
b. Aplicar corretamente os recursos financeiros arrecadados pela escola.
c. Desenvolver atividades na escola que serão executadas pelos alunos que tiverem melhor desempenho escolar.
d. Estimular a participação de diferentes pessoas na articulação dos aspectos financeiros e administrativos da escola.
e. Programar, com os docentes, reuniões de planejamento para análise do resultado das avaliações, visando à melhoria da qualidade do ensino
Respostas
Olá!
a. Desenvolver ações que promovam a participação de todos, de acordo com uma programação estipulada pelo corpo docente.
Em se tratando de gestão democrática, observa-se que a principal característica se dá pela efetivação da participação social.
Dessa forma, todas as partes que estão envolvidas no processo educacional (alunos, professores, pais, direção, funcionários), devem estar integrados e possuem poder de voz em tomadas de decisão, resultando na qualificação do processo educacional como um todo.
Resposta:
Resposta: E
Programar, com os docentes, reuniões de planejamento para análise do resultado das avaliações, visando à melhoria da qualidade do ensino.
Explicação:
Há alguns anos tem-se defendido que a gestão democrática da escola pública se concretiza mediante a garantia de acesso, permanência e terminalidade. Contudo, é sabido que se não houver qualidade no ensino, não teremos democracia nas escolas. Assim, cabe a todos os atores, incluindo os docentes, analisar, nas reuniões de planejamento, resultados das avaliações visando à melhoria da qualidade do ensino.