) De acordo com Silva e Teixeira (2012, p. 169): O sucesso e a permanência no mercado de trabalho não estão ligados somente às competências técnicas e específicas de cada profissão. Competências transversais, ou seja, que podem ser transferidas de um contexto a outro de trabalho, são cada vez mais importantes. Nesse sentido, podemos entender que: Alternativas: a) As competências pessoais e sociais são transversais. b) As competências técnicas e operacionais são transversais. c) As competências específicas e materiais são transversais. d) As competências funcionais e técnicas são transversais. e) As competências pessoais e materiais são transversais.
Respostas
Olá!
Bom, antes de responder essa pergunta preciso te falar o que é ser um profissional transversal, um profissional transversal é aquele que pode se adequar ao mercado e possui diversas competências tais como:
Pró-atividade;
Paciência e sabedoria;
Aptidão para gerir e liderar;
Inteligência emocional;
Autoconhecimento e Autocontrole
Flexibilidade;
Capacidade de fazer marketing pessoal;
Noção de planejamento;
A partir desses escritos pode-se inferir que a resposta correta é a letra E)
Bons estudos!
Resposta:
Resposta correta Letra A
Explicação:
No contexto do mercado de trabalho, as competências transversais são representadas por conhecimentos, habilidades e atitudes que fazem com que um profissional migre para outra área diferente da principal. Quando o colaborador não está satisfeito em seu trabalho atual, ele pode optar por trabalhar para si mesmo ou encarar um novo emprego.
Portanto, as competências transversais são aquelas que pertencem aos próprios colaboradores (pessoais) e que podem ser compartilhadas com outras pessoas (sociais).
Exemplo do uso das habilidades transversais: um advogado que deixa a sua profissão para trabalhar com marketing digital.