Respostas
Olá!
1930- Revolução Política: Movimento revolucionário, depondo o governo federal e imprimindo novos rumos ao país. A revolução de 30 levou Getúlio Vargas ao poder, lá permanecendo por 15 anos consecutivos.
1931- Marcha da Fonte: Convocada pelo Partido Comunista do Brasil, a marcha tomou caráter de movimento nacional, com atos públicos e passeatas, No Rio de Janeiro a polícia impediu sua realização, em São Paulo houve repressão aos manifestantes, e em Santos os organizadores da marcha resistiram com armas na mão.
1931- Movimento dos Pioneiros da Educação, Movimento nacional relacionado a areado sistema educacional formal brasileiro. Foi gerado por uma série de educadores, como Anísio Teixeira, Lourenço Filho etc., que tinham participado de reformas do ensino primário e secundário em vários estados brasileiros. O movimento propunha, entre outras demandas, a criação de um sistema nacional para a administração de políticas educacionais, o ensino público gratuito e de caráter universalista, a não-diferenciação de sexo nas escolas etc.
O Manifesto dos pioneiros da educação foi publicado e assinado em março de 1932 por 26 intelectuais liderados por Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Anísio Teixeira, sob o título “A reconstrução educacional no Brasil: manifesto dos pioneiros da educação nova”.
1931- Movimento “Doninha do Ranque Novo”, Mato Grosso do Sul. Movimento fanático religiosos.
1932- Revolução Constitucionalista: Em 9 de Julho de 1932, eclodiu uma revolta em São Paulo contra o seu governo. Os Paulistas reivindicaram a elaboração de uma constituição e, se possível a queda do governo federal, contudo, o plano não deu certo. São Paulo não recebeu o apoio de outros estados, ficando fácil para Vargas sufocar a rebelião após três meses de combate. Apesar da derrota, os paulistas conseguiram que Vargas agilizasse a convocação de uma assembléia constituinte, para 1933. Em 1934, foi promulgada, a terceira constituição do Brasil, com algumas novidades.
Quatro estudantes são mortos em São Paulo no dia 23 de maio de 1932, são eles: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC) iniciais que estampou a bandeira da Revolução de 32. Foto do cartaz da Revolução
1932- Getúlio Vargas cria a Previdência Social e a Carteira de Trabalho, e estende o direito de voto às Mulheres.
1934- Fundação da Associação Beneficente Oliveira Salazar, São Paulo.
1934- Nova Constituição: A nova constituição beneficiava tanto a burguesia quanto os trabalhadores. De suas principais características, destacam-se: O salário mínimo – Necessário para suprir os gastos básicos; Regulamentação do trabalho do menor de idade; Férias Anuais remuneradas; Direito de voto às mulheres.
1935- Revolta do caldeirão, Ceará: Movimento encabeçado pelo beato Lourenço da região do Caldeirão, no vale do rio cariri, Ceará, logo após a morte do padre Cícero. Quando Padre Cícero morreu, vários romeiros começaram a seguir o beato Lourenço, que também propagou a fama de fazer milagres. Mas este beato, ao contrario de Cícero, que era aliado dos coronéis da região, passou a estimular as pessoas a ocupar terras, a plantar e etc.
1935- A aliança Libertadora Nacional (ALN): Era uma frente política heterogênea. Composta de comunistas, ex: tenistas e sindicalistas. Opunha-se à política de Getúlio e era coordenada por Luis Carlos Prestes.
1935- Movimento Pau de Colher, Casa Nova, Bahia: Comunidade rural formada a partir da invasão de terras e massacrada pelas forças policiais. Duraram três anos e aglutinou 500 pessoas.
1937- Golpe do Estado Novo: Golpe de Estado dado pelo então Presidente Getúlio Vargas, com apoio de militares, instaurando um período de ditadura no país. Nova Constituição foi Promulgada, descaracterizando várias conquistas da Constituição de 1934. Instrumentos de exceção foram promulgados; o Presidente passou a ter plenos poderes, legislativos e executivos. Criou-se um Departamento de Propaganda, encarregado também de cuidar de censura. Instituiu-se a “Hora do Brasil” no rádio, diariamente e obrigatória, e dissolveram-se todos os partidos. Foi também instituída a pena de morte no país em 1938.
1937- A Constituição do Estado Novo: A primeira preocupação de Vargas como ditador foi eliminar a oposição. Para isso, ele prendeu comunistas e fascistas, proibiu a existência de partidos políticos e estabeleceu rigoroso controle sobre os meios de comunicação.
1938 – Integralistas da AIB invadem o Palácio Guanabara e tentam frustradamente, depor Getúlio Vargas.
1942- O Brasil entra na Segunda Guerra Mundial
1943 – Getúlio Vargas aprova, por decreto, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
1944- A FEB (Força Expedicionária Brasileira) vai para a Itália.
1945- Fim do Estado Novo: O fim do Estado Novo e a convocação de eleições gerais no país levaram a várias manifestações populares e estudantis. Os presos políticos foram anistiados. A vida política partidária foi recomposta.
Espero ter ajudado!