Respostas
Olá,
Pense da seguinte forma para que seja mais simples a compreensão: a água do mar em relação à areia da praia durante o dia está mais fria do que em relação à areia. Durante a noite, ocorre o contrário. A água do mar está com temperatura mais alta e a areia, com temperatura menor, assim, mais fria. Isso acontece porque o calor específico da água é maior do que da areia da praia. Então, observamos que o calor específico é o responsável por determinar em cada substância, a facilidade de 1 grama variar 1 grau. Caso o calor específico da areia fosse maior, demoraria mais para que ela variasse do estado quente para o frio, mas como seu calor específico é baixo, necessita (ganhar ou perder) menos calor para alterar sua temperatura. Logo, a água do mar necessita de mais calor para que 1 grama varie 1 grau. Percebemos que, então, o calor específico mede a quantidade de calor (energia) para que 1 grama de qualquer substância varie 1 grau.
Assim,
, em que é o calor específico, é a capacidade térmica e a massa.
Agora, observe outra questão. Veja como o calor específico depende da capacidade térmica do corpo. Na realidade, elas estão relacionadas.
Assim, define-se como capacidade térmica a quantidade de calor que o corpo necessita para que varie 1 grau de sua temperatura.
Sendo:
, com a quantidade de calor e a temperatura. Note, também, que a capacidade térmica não depende da substância de que o corpo é formado, mas do corpo em si. Assim, dois corpos que sejam constituídos do mesmo material, mas de tamanhos diferentes, têm capacidades térmicas diferentes, pois o corpo menor precisa de menos calor para que varie a temperatura.
Atenciosamente,
BRUGNEROTTO