Respostas
1- Saque, uma bola lançada na quadra adversária, no início da disputa por pontos;
2- Cortada, uma forte batida na bola com uma das mãos;
3- Bloqueio, uma jogada em que um ou mais jogadores interrompem a trajetória da bola, próxima à rede, após a cortada de um adversário;
4- Recepção, que é um início de defesa, sendo o movimento executado após o saque do adversário;
5- Defesa, um movimento executado após o ataque adversário, quando a bola passa pelo bloqueio;
6- Levantamento, que é o passe que antecede o ataque.
7- O vôlei é iniciado após a execução do saque, situação em que o jogador do saque tem 8 segundos após o apito do árbitro para sua execução, sendo permitida apenas uma única tentativa de saque.
8- Sempre que uma equipe adversária sacar e sofrer um ponto, a equipe atacante deve fazer um rodízio na posição dos atletas na quadra.
9- Os atletas de defesa não podem atacar na área de ataque e nem bloquear, exceto com a bola abaixo da borda superior da rede.
10- Cada equipe só pode tocar a bola três vezes seguida, sendo que a bola tocada no bloqueio não é considerada como toque.
11- Aos jogadores não é permitido atacar a bola que está no espaço de campo da equipe adversária.
12- No bloqueio, os bloqueadores podem tocar a bola além da rede, não podendo deixar que sua ação interfira no golpe de ataque da equipe adversária.
13- A bola é considerada fora quando toca o solo fora das linhas demarcatórias, as antenas, cabos, ou quando cruza o espaço fora das antenas.
14- O jogador não pode tocar em qualquer parte da rede.
15- O levantador é o jogador com habilidade específica para a preparação de jogadas de ataque.
· Cada equipa deverá ser composta por 4 jogadores. Se o número anteriormente referido não for respeitado, a equipa participa na atividade mas os resultados não serão contabilizados para efeitos de classificação. Obrigatoriamente todos os jogadores terão de participar pelo menos numa das partes de cada jogo que a equipa realize, não podendo ser substituídos, excepto por manifesta incapacidade física;
· A duração do jogo é adaptada à realidade de cada atividade, sendo o mesmo composto por duas partes, sem intervalo, com duração mínima de 8 minutos e máxima de 10 (cada parte);
· É importante, tal como acontece nas restantes modalidades, que os alunos sempre que possível se encontrem devidamente equipados;
· No aspecto disciplinar sempre que se verifique uma situação de maior gravidade, o aluno infractor deverá ser imediatamente substituído, não podendo entrar em mais nenhuma situação no jogo, cabendo esta decisão em primeira instância ao professor. Se o mesmo não tomar a atitude acima descrita o árbitro tem toda a liberdade de o fazer;
· O serviço pode ser em passe (toque de dedos) ou por baixo;
· Cada equipa só pode dar 3 toques no seu campo;
· Nenhum aluno poderá dar 2 toques consecutivos;
· A contagem dos pontos é contínua (sistema tie-break);
· O aluno poderá executar, apenas, dois serviços consecutivos, após os quais a sua equipa efectua rotação;
· Não é permitido utilizar os membros inferiores;
· O resultado final do jogo será aquele que se encontra no final do tempo regulamentar do mesmo. Serão atribuídos 3 pontos à vitória, 2 pontos em caso de empate e 1 ponto à derrota;
Vitória
3 Pontos
Empate
2 Pontos
Derrota
1 Ponto
Falta de Comparência
0 Pontos
- Se houver empate na Classificação Final das equipas na série, os critérios de desempate são:
1 - Resultado entre as equipas empatadas;
2 - Diferença de pontos marcados e sofridos;
3 - Equipa com mais pontos marcados.
· No escalão de minis o serviço poderá ser realizado no interior do campo a 2 metros da linha final, e a rede será colocada sensivelmente a 180cm de altura.